Page 176 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                                 a  situação  da  morbidade  verificada  em  exames  pelo  Núcleo.  É
                                                 significativo  o  papel  que  o  Departamento  de  Saúde  Comunitária
                                                 desempenha dentro da escola. Desenvolve, a partir do Núcleo, um
                                                 importante  programa  de  atendimento  à  comunidade.  Realiza
                                                 pesquisas pioneiras na região, e o que é mais importante, promove
                                                 estágio prático para o corpo docente da escola, dentro de uma nova
                                                 visão  da  prática  médica.  Em  1976,  a  Universidade  assinou  com  a
                                                 Prefeitura  de  Curitiba  um  “Termo  de  Acordo”  visando  à
                                                 implementação  de  um  Programa  de  Saúde  Comunitária  com  o
                                                 intuito de propiciar estágio a alunos da Universidade no campo da
                                                 Saúde  de  Comunidade.  Antes  disso,  em  1974,  o  próprio
                                                 Departamento assinara um “Termo de Ajuste” com a Secretaria de
                                                 Estado dos Negócios da Saúde Pública do Paraná com o intuito de
                                                 permitir o desenvolvimento de um Programa de Saúde Comunitária.
                                                 Todo  esse  programa  de  atendimento  à  comunidade  é  realizado
                                                 através  do  Núcleo,  que  além  de  desenvolver  atividades  de
                                                 assistência  médico-sanitária,  pretende  treinar  alunos  da  própria
                                                 escola e também de outros cursos da Universidade. Nesse sentido,
                                                 pode-se  perceber  que  esse  Departamento  segue  um  esquema  de
                                                 integração  em  dois  sentidos:  por  um  lado,  com  os  demais
                                                 Departamentos  da  escola,  e  por  outro,  visa  à  integração  com  os
                                                 serviços de saúde do Estado (AROUCA, 1978).


                                            Caracteriza-se  nitidamente,  neste  caso,  o  chamado  “Modelo


                            Racionalizador”,  pois  estava  além  do  Modelo  Mínimo  Legal  e  diferindo  do

                            Modelo Liberal pela prática de extensão de cobertura, entre as classificações

                            propostas  pelo  PESES  (1978),  para  a  área  de  Saúde  Coletiva  naquele

                            momento,  e  descritas  no  parecer acima, constante  do relatório  da  pesquisa


                            encaminhado à FINEP.


                                            A  partir  de  1994,  com  a  implantação  da  reforma  curricular

                            (Resolução  CEP  N.31/94),  os  docentes  do  Departamento  de  Saúde

                            Comunitária passaram a atuar mais regularmente em sete disciplinas que, em

                            termos de carga horária, representam 6% (480 horas) da carga horária total

                            do  curso.  No  entanto,  para  aqueles  estudantes  que  optam  pelo  estágio  no


                            Internato  de  Medicina  Geral  e  Comunitária,  a  carga  horária  total  de  Saúde
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