Page 176 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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do Paraná; VII. Avaliar, semestralmente, demonstrando por relatório
a situação da morbidade verificada em exames pelo Núcleo. É
significativo o papel que o Departamento de Saúde Comunitária
desempenha dentro da escola. Desenvolve, a partir do Núcleo, um
importante programa de atendimento à comunidade. Realiza
pesquisas pioneiras na região, e o que é mais importante, promove
estágio prático para o corpo docente da escola, dentro de uma nova
visão da prática médica. Em 1976, a Universidade assinou com a
Prefeitura de Curitiba um “Termo de Acordo” visando à
implementação de um Programa de Saúde Comunitária com o
intuito de propiciar estágio a alunos da Universidade no campo da
Saúde de Comunidade. Antes disso, em 1974, o próprio
Departamento assinara um “Termo de Ajuste” com a Secretaria de
Estado dos Negócios da Saúde Pública do Paraná com o intuito de
permitir o desenvolvimento de um Programa de Saúde Comunitária.
Todo esse programa de atendimento à comunidade é realizado
através do Núcleo, que além de desenvolver atividades de
assistência médico-sanitária, pretende treinar alunos da própria
escola e também de outros cursos da Universidade. Nesse sentido,
pode-se perceber que esse Departamento segue um esquema de
integração em dois sentidos: por um lado, com os demais
Departamentos da escola, e por outro, visa à integração com os
serviços de saúde do Estado (AROUCA, 1978).
Caracteriza-se nitidamente, neste caso, o chamado “Modelo
Racionalizador”, pois estava além do Modelo Mínimo Legal e diferindo do
Modelo Liberal pela prática de extensão de cobertura, entre as classificações
propostas pelo PESES (1978), para a área de Saúde Coletiva naquele
momento, e descritas no parecer acima, constante do relatório da pesquisa
encaminhado à FINEP.
A partir de 1994, com a implantação da reforma curricular
(Resolução CEP N.31/94), os docentes do Departamento de Saúde
Comunitária passaram a atuar mais regularmente em sete disciplinas que, em
termos de carga horária, representam 6% (480 horas) da carga horária total
do curso. No entanto, para aqueles estudantes que optam pelo estágio no
Internato de Medicina Geral e Comunitária, a carga horária total de Saúde