Page 180 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            A análise quantitativa que se pode fazer do currículo ajustado

                            é  que  houve  mudanças  na  oferta  da  carga  horária  de  Saúde  Coletiva,

                            induzidas  por  pela  busca  de  maior  adequação  às  Diretrizes  Curriculares

                            Nacionais para a Graduação em Medicina.



                                            No que diz respeito às recentes iniciativas de capacitação, um

                            grupo de professores do Departamento de Saúde Comunitária promoveu em

                            2008,  um  curso  de  Apoio  Pedagógico  ao  Ensino  de  Saúde  Coletiva  na

                            Atenção  Primária  à  Saúde  para  os  médicos  que  fazem  a  preceptoria  dos


                            estudantes na rede básica de saúde, visando às mudanças das práticas em

                            Saúde Coletiva.


                                            O curso foi desenvolvido em encontros quinzenais em que se


                            discutiu um determinado tema, após o que foi realizado um seminário aberto à

                            comunidade,  para  o  qual  foram  convidados  os  quatro  cursos  de  Medicina

                            existentes em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, além dos

                            gestores e professores do Curso de Medicina da UFPR.



                                             No  primeiro  módulo,  foi  feita  uma  introdução  ao  campo  da

                            Saúde Coletiva por mim, que discuti os Desafios e Tendências do Ensino da

                            Saúde  Coletiva  na  Atenção  Primária  à  Saúde,  e  que  contou  com  a

                            participação dos 10 profissionais que fazem preceptoria para a UFPR e mais


                            30 preceptores das outras faculdades de Curitiba.


                                            No  módulo  seguinte,  realizou-se  uma  discussão  sobre  a

                            importância  do  aprendizado  da  Atenção  Primária  à  Saúde  para  a  formação
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