Page 180 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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A análise quantitativa que se pode fazer do currículo ajustado
é que houve mudanças na oferta da carga horária de Saúde Coletiva,
induzidas por pela busca de maior adequação às Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Graduação em Medicina.
No que diz respeito às recentes iniciativas de capacitação, um
grupo de professores do Departamento de Saúde Comunitária promoveu em
2008, um curso de Apoio Pedagógico ao Ensino de Saúde Coletiva na
Atenção Primária à Saúde para os médicos que fazem a preceptoria dos
estudantes na rede básica de saúde, visando às mudanças das práticas em
Saúde Coletiva.
O curso foi desenvolvido em encontros quinzenais em que se
discutiu um determinado tema, após o que foi realizado um seminário aberto à
comunidade, para o qual foram convidados os quatro cursos de Medicina
existentes em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, além dos
gestores e professores do Curso de Medicina da UFPR.
No primeiro módulo, foi feita uma introdução ao campo da
Saúde Coletiva por mim, que discuti os Desafios e Tendências do Ensino da
Saúde Coletiva na Atenção Primária à Saúde, e que contou com a
participação dos 10 profissionais que fazem preceptoria para a UFPR e mais
30 preceptores das outras faculdades de Curitiba.
No módulo seguinte, realizou-se uma discussão sobre a
importância do aprendizado da Atenção Primária à Saúde para a formação