Page 183 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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A análise do programa institucional da Saúde Coletiva da
UFPR, incluindo a mais recente iniciativa de Ajuste Curricular, não estaria
completa sem a consideração de como ele está sendo vivido pelos seus
diferentes personagens: os gestores, os professores e os estudantes.
Nesse sentido, os relatos dos entrevistados permitem
vislumbrar o ensino da Saúde Coletiva tal como ele é efetivamente executado
na UFPR, uma análise que se funda em três eixos analíticos: a Configuração
da Saúde Coletiva, as Dimensões da Saúde Coletiva e a Saúde Coletiva
no Contexto do Curso de Medicina da UFPR.
Na análise da Saúde Coletiva do currículo executado no
Curso de Medicina, isto é, da configuração do seu programa vivido, percebido
e avaliado pelos gestores, professores e estudantes, foi possível situar três
categorias: os OBJETIVOS a serem alcançados, as ÊNFASES atribuídas aos
conteúdos e as ESTRATÉGIAS de ensino traduzidas pela organização das
atividades didáticas nas disciplinas ou na realização dos estágios de Saúde
Coletiva.
1ª CATEGORIA ANALÍTICA: OBJETIVOS DA
SAÚDE COLETIVA NA UFPR
As disciplinas de Saúde Coletiva no atual currículo do Curso
de Medicina da UFPR foram descritas anteriormente com base na análise
documental do material coletado e extraído do projeto pedagógico do curso.
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