Page 183 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 183

163

                             )*


                                            A  análise  do  programa  institucional  da  Saúde  Coletiva  da

                            UFPR,  incluindo  a  mais  recente  iniciativa  de  Ajuste  Curricular,  não  estaria

                            completa  sem  a  consideração  de  como  ele  está  sendo  vivido  pelos  seus

                            diferentes personagens: os gestores, os professores e os estudantes.



                                            Nesse  sentido,  os  relatos  dos  entrevistados  permitem

                            vislumbrar o ensino da Saúde Coletiva tal como ele é efetivamente executado


                            na UFPR, uma análise que se funda em três eixos analíticos: a Configuração

                            da Saúde Coletiva, as Dimensões da Saúde Coletiva e a Saúde Coletiva

                            no Contexto do Curso de Medicina da UFPR.



                                            Na  análise  da  Saúde  Coletiva  do  currículo  executado  no

                            Curso de Medicina, isto é, da configuração do seu programa vivido, percebido

                            e  avaliado  pelos  gestores,  professores  e  estudantes,  foi  possível  situar  três

                            categorias:  os  OBJETIVOS  a  serem  alcançados,  as  ÊNFASES  atribuídas  aos


                            conteúdos  e  as  ESTRATÉGIAS  de  ensino  traduzidas  pela  organização  das

                            atividades  didáticas nas disciplinas ou na realização dos estágios de Saúde

                            Coletiva.




                                 1ª  CATEGORIA  ANALÍTICA: OBJETIVOS  DA

                                   SAÚDE  COLETIVA NA UFPR


                                            As disciplinas de Saúde Coletiva no atual currículo do Curso

                            de  Medicina  da  UFPR  foram  descritas  anteriormente  com  base  na  análise

                            documental do material coletado e extraído do projeto pedagógico do curso.




                                           4  

5—# $!  !. <+*
   178   179   180   181   182   183   184   185   186   187   188