Page 186 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    colocou, mas ela é uma disciplina basicamente de Atenção Primária
                                    à Saúde, ela é nas Unidades de Saúde da Prefeitura de Curitiba. Ela
                                    se  dá  no  6º  período  do  Curso  de  Medicina,  é  um  dos  primeiros
                                    momentos de inserção precoce do aluno na rede de saúde. Porque a
                                    primeira vez que o aluno vai para a Unidade de Saúde, ele tem na
                                    Saúde e Sociedade, no 3º período, mas é muito teórico e a nossa não,
                                    o  aluno  vai  toda  semana  à  Unidade  de  Saúde  e  ele  já  visa
                                    atendimento aos pacientes da Unidade que são agendados, então ele
                                    faz uma atenção primária, mas ele participa da Unidade de Saúde
                                    também.  Ele  participa  dos  programas  da  Unidade  de  Saúde,  faz
                                    visita domiciliar, faz atividade de educação em saúde, participa das
                                    campanhas de vacina, da campanha de dengue, tudo que a Unidade
                                    acaba produzindo que é um conhecimento que a gente acha que é
                                    importante,  os  alunos  participam  de  todo  esse  processo.  É  uma
                                    disciplina importante, mas tem um professor só, que sou eu. O que
                                    nós conseguimos foram médicos concursados da Universidade que
                                    nos ajudam na disciplina, então, são médicos da Universidade que
                                    são  lotados  no  nosso  Departamento  e  eles  ficam  na  Unidade  de
                                    Saúde.  E  o  aluno  vai  para  a  Unidade  e  o  médico  está  lá”.
                                    (PUFPR5)



                                            Os gestores não se manifestaram especificamente sobre esta

                            questão,  mas  tendem  a  concordar  com  os  professores  porque,  com  o


                            processo de ajustamento curricular provocado pelas diretrizes curriculares, há

                            maior mobilização para a formação do médico que atenda as necessidades de

                            saúde da população como  a exposição  precoce do  estudante  às Unidades

                            Básicas de Saúde do SUS, ampliando o seu contato com a comunidade.



                                            Nesta  perspectiva,  existe um  esforço concreto  de  superação

                            de um curso tradicional, de uma visão de formação médica mais voltada para

                            as práticas dentro do Hospital de Clínicas.








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