Page 191 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                 3ª  CATEGORIA  ANALÍTICA: ESTRATÉGIAS  DA
                                   SAÚDE  COLETIVA  NA  UFPR


                                            As estratégias predominantes de organização  das atividades

                            didáticas  das  disciplinas  de  Saúde  Coletiva  efetivamente  executadas  e  os

                            instrumentos de avaliação dos estudantes em cada uma das seis disciplinas


                            do curso e no estágio do internato estão descritas nos planos de ensino de

                            cada uma delas, que é distribuído aos estudantes no primeiro dia de aula.



                                            Entre  as  atividades  teóricas,  a  aula  expositiva  é  um  dos

                            recursos educacionais freqüentemente utilizados com o nome de aula teórica

                            propriamente dita. Também são utilizados exercícios de fixação, discussão de

                            casos  clínicos  que  são  considerados  teórico-práticos  (TP)  e  seminários  das

                            disciplinas com temas pré-definidos.



                                            Entre  as  atividades  relacionadas  às  aulas  práticas,  está  o

                            atendimento clínico a pacientes das Unidades Básicas de Saúde da Secretaria


                            Municipal  de  Saúde  de  Curitiba  ou  no  Município  de  Colombo  da  Região

                            Metropolitana. Nesses locais são desenvolvidas práticas de acompanhamento

                            das atividades do agente comunitário de saúde em visita aos domicílios dos

                            pacientes,  participação  em  tarefas  educativas  dentro  e  fora  da  UBS,

                            elaboração de relatórios da UBS frente a grupos específicos, relacionados à


                            saúde da criança, da mulher, do adulto e à saúde mental.


                                            A avaliação do ensino tem um sistema tradicional em respeito


                            a  uma  resolução  da  Universidade  que  estabelece  duas  avaliações  no


                                          &4  

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