Page 191 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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3ª CATEGORIA ANALÍTICA: ESTRATÉGIAS DA
SAÚDE COLETIVA NA UFPR
As estratégias predominantes de organização das atividades
didáticas das disciplinas de Saúde Coletiva efetivamente executadas e os
instrumentos de avaliação dos estudantes em cada uma das seis disciplinas
do curso e no estágio do internato estão descritas nos planos de ensino de
cada uma delas, que é distribuído aos estudantes no primeiro dia de aula.
Entre as atividades teóricas, a aula expositiva é um dos
recursos educacionais freqüentemente utilizados com o nome de aula teórica
propriamente dita. Também são utilizados exercícios de fixação, discussão de
casos clínicos que são considerados teórico-práticos (TP) e seminários das
disciplinas com temas pré-definidos.
Entre as atividades relacionadas às aulas práticas, está o
atendimento clínico a pacientes das Unidades Básicas de Saúde da Secretaria
Municipal de Saúde de Curitiba ou no Município de Colombo da Região
Metropolitana. Nesses locais são desenvolvidas práticas de acompanhamento
das atividades do agente comunitário de saúde em visita aos domicílios dos
pacientes, participação em tarefas educativas dentro e fora da UBS,
elaboração de relatórios da UBS frente a grupos específicos, relacionados à
saúde da criança, da mulher, do adulto e à saúde mental.
A avaliação do ensino tem um sistema tradicional em respeito
a uma resolução da Universidade que estabelece duas avaliações no
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