Page 193 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    muito importante para a formação profissional, não tinha visto no
                                    curso todo, agora que eu estou conseguindo ver a importância desta
                                    área”. Valorizam as atividades em que eles aprendem coisas úteis,
                                    eles  gostam  muito,  por  exemplo,  do  estágio  de  Vigilância
                                    Epidemiológica no HC em que eles discutem as condutas, sejam do
                                    controle  epidemiológico,  sejam  de  tratamento.  No  nosso  Internato
                                    nós  temos  um  módulo  que  é  da  Infectologia,  eles  gostam  muito
                                    porque é contato com paciente, gostam mais do que Saúde Coletiva
                                    ou  Vigilância  porque  esse  contato  não  é  o  principal  para  eles.
                                    (PUFPR2)


                                            No  estágio  do Internato o processo de ensino-aprendizagem

                            não está totalmente centrado no professor e na sua relação com o estudante

                            em torno do objeto do conhecimento mais do que entender o funcionamento


                            do  SUS,  o  que  orienta  a  organização  das  atividades  do  estágio  é  a

                            aprendizagem  a  partir  do  enfrentamento  dos  problemas  reais  da  saúde

                            pública.



                                            Os  estudantes  vão  as  Unidades  Básicas  de  Saúde  para

                            conhecer as necessidades de saúde da população, suas demandas e como a

                            Unidade está respondendo a elas, como também para refletir sobre a maneira


                            mais adequada de melhorar essas respostas.  A idéia é que os estudantes se

                            integrem  nas  equipes  de  saúde,  assumindo  junto  com  elas  a  solução  dos

                            problemas  e  aprendendo  com  as  vivências  desse  processo  de  trabalho  em

                            atenção  básica.  O  depoimento  de  um  dos  professores  responsáveis  é


                            esclarecedor:


                                    Eu até me surpreendi com alguns resultados lá. Eles analisam como
                                    é  que  a  Unidade  trabalha,  a  gente  discute  um  pouco  modelos
                                    assistenciais,  eles  compreendem  um  pouco  a  questão  da
                                    territorialização, a gente tenta deixar claro para eles que o médico
                                    de  família  deve  se  responsabilizar  pelo  cuidado  da  saúde  daquela
                                    população  da  sua  área.  Então,  é  responsabilidade  sua  cuidar  dos

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