Page 188 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            envolver  todos  os  docentes  na  discussão  do  ajuste  curricular,  uma

                            preocupação  que  poderia  ser  comprovada  até  na  pauta  das  reuniões

                            ordinárias de 2007, convocadas pelo Colegiado do Curso de Medicina.



                                            De  acordo  com  os  estudantes  de  primeira  à  quarta  série,

                            reunidos no Grupo Focal realizado no Diretório Acadêmico Nilo Cairo – DANC,

                            houve consenso de que as disciplinas de Saúde Coletiva são muito teóricas e

                            com poucas práticas, com exceção dos PAGs, que dão importância ao que os


                            estudantes  entendem  como  atividades  práticas,  como  podemos  observar

                            neste relato:


                                    Eu  acho  que  a  única  disciplina  que  nos  proporciona  momentos
                                    práticos  é  o  PAG.  Porque  Saúde,  Sociedade  e  Meio  Ambiente,  a
                                    gente até teve essa saída a campo, mas para mim não valeu como
                                    carga horária prática. Teve a sua importância, mas acho que a gente
                                    é  simplesmente  jogada  e  o  PAG é  eminentemente  prático,  então  o
                                    conteúdo teórico é mínimo, mas eu não vejo isso como um problema.
                                    Até pelos assuntos que eram abordados basicamente sobre doenças,
                                    isso  a  gente  tem  em  outras  disciplinas,  nas  especialidades.  E  nas
                                    outras é basicamente teórico, a Infectologia, por exemplo, eram três
                                    aulas que a gente tinha teóricas que deveria ser uma hora teórica e
                                    duas  de  prática  ou  teórica-prática,  mas  a  gente  não  viu  nenhum
                                    paciente,  a  gente  não  saiu  do  ambiente  de  sala  de  aula.  Saúde  e
                                    Trabalho,    a  gente  só  teve  conteúdo  teórico,  tivemos  uma  visita  a
                                    uma  empresa,  que  foi  até  interessante,  porque  a  empresa,  no  meu
                                    modo de ver, é uma comunidade. Acho que isso foi um problema bem
                                    grande, porque dentro de um Departamento de Saúde Comunitária
                                    eu acho que a prática é indispensável. (EUFPR3)



                                            Na visão dos internos do 12º semestre, entrevistados em um

                            Grupo Focal específico, houve consenso sobre a conveniência de se antecipar

                            o  estágio  e  sobre  a  oportuna  vivência  em  uma  Unidade  Básica  de  Saúde.



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