Page 187 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 187

167

                             )*


                                 2ª  CATEGORIA   ANALÍTICA: ÊNFASES   DA
                                  SAÚDE  COLETIVA  NA  UFPR


                                            Nesta categoria, a proposta é analisar como os conteúdos e

                            as práticas da área de Saúde Coletiva são enfatizadas no currículo do Curso

                            de Medicina efetivamente executado, bem como a carga horária real dessas


                            atividades.


                                            Vale  lembrar  que  a  UFPR  adota  um  modelo  curricular

                            estruturado  em  regime  de  matrícula  por  disciplina  (crédito).  Por  isso,  cada


                            disciplina tem um professor responsável que coordena e traduz a ementa e os

                            seus objetivos educacionais em um programa disciplinar, o que se concretiza

                            em  um  cronograma  de  atividades  acadêmicas,  com  carga  horária

                            administrada  pelo  Departamento  de  Saúde  Comunitária,  assim  como  para


                            todo o elenco de disciplinas e práticas profissionais dessa área.


                                            Desta  forma,  se  por  um  lado  as  ênfases  nos  conteúdos  e

                            práticas  das  sete  disciplinas  de  Saúde  Coletiva  são  bastante  específicas,  o

                            que lhes confere um caráter “permanente”, por outro, elas têm uma dimensão


                            “variável” que procura se adaptar ao calendário escolar de cada ano, no plano

                            de ensino.



                                            Cada  um  dos  professores  entrevistados  explicou  a  ênfase

                            dada na sua disciplina especificamente, que tem na perspectiva da formação

                            do  médico  generalista  a  sua  imagem  objetivo,  mas  com  pouca  articulação

                            entre as sete disciplinas ofertadas pelo Departamento de Saúde Comunitária.



                                            "4  

5—6  !. <+*
   182   183   184   185   186   187   188   189   190   191   192