Page 187 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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2ª CATEGORIA ANALÍTICA: ÊNFASES DA
SAÚDE COLETIVA NA UFPR
Nesta categoria, a proposta é analisar como os conteúdos e
as práticas da área de Saúde Coletiva são enfatizadas no currículo do Curso
de Medicina efetivamente executado, bem como a carga horária real dessas
atividades.
Vale lembrar que a UFPR adota um modelo curricular
estruturado em regime de matrícula por disciplina (crédito). Por isso, cada
disciplina tem um professor responsável que coordena e traduz a ementa e os
seus objetivos educacionais em um programa disciplinar, o que se concretiza
em um cronograma de atividades acadêmicas, com carga horária
administrada pelo Departamento de Saúde Comunitária, assim como para
todo o elenco de disciplinas e práticas profissionais dessa área.
Desta forma, se por um lado as ênfases nos conteúdos e
práticas das sete disciplinas de Saúde Coletiva são bastante específicas, o
que lhes confere um caráter “permanente”, por outro, elas têm uma dimensão
“variável” que procura se adaptar ao calendário escolar de cada ano, no plano
de ensino.
Cada um dos professores entrevistados explicou a ênfase
dada na sua disciplina especificamente, que tem na perspectiva da formação
do médico generalista a sua imagem objetivo, mas com pouca articulação
entre as sete disciplinas ofertadas pelo Departamento de Saúde Comunitária.
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