Page 184 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 184

164

                             )*


                                            Os  docentes  atuam  especificamente  em  cada  uma  das  oito

                            disciplinas  do  curso    já  relatadas  e  a  sua  normatização  está  bem  definida

                            administrativamente pela Resolução do CEPE Nº 62 de agosto de 2006, que

                            estabeleceu o elenco de disciplinas e práticas profissionais do Departamento


                            de Saúde Comunitária do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.


                                            Além  disso,  a  resolução       definiu  que  os  créditos


                            correspondentes  às  diferentes  modalidades  das  disciplinas  são  assim

                            computados: “um crédito equivalerá a dez horas de aula teórica, a vinte horas

                            de  aula  prática  e  a  quarenta  horas  de  prática  profissional  sob  a  forma  de

                            estágio supervisionado ou Internato”.



                                            As ementas das disciplinas, assim como os planos de ensino

                            de cada uma delas, descrevem os objetivos educacionais que os estudantes

                            devem alcançar ao final de cada disciplina e que lhes são apresentados no


                            início  das  suas  atividades  acadêmicas.  Tais  objetivos  estão  registrados  no

                            Ementário  da  Pró-reitoria  de  Graduação  e  na  coordenação  do  Curso  de

                            Medicina.



                                            No  entanto,  entre  os  objetivos  prescritos  e  os  efetivamente

                            executados pelos docentes, existe certo distanciamento, como aponta um dos

                            professores entrevistados:



                                    “A principal dificuldade que a gente tem, eu diria quase como um
                                    desafio, porque entre a idéia do que a disciplina  foi imaginada e o
                                    que  a  gente  consegue  tocar,  tem  sempre  um  grande  abismo  entre
                                    quem vai fazer e o como vai fazer”. (PUFPR4)



                                            4  

5—# $!  !. <+*
   179   180   181   182   183   184   185   186   187   188   189