Page 184 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Os docentes atuam especificamente em cada uma das oito
disciplinas do curso já relatadas e a sua normatização está bem definida
administrativamente pela Resolução do CEPE Nº 62 de agosto de 2006, que
estabeleceu o elenco de disciplinas e práticas profissionais do Departamento
de Saúde Comunitária do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.
Além disso, a resolução definiu que os créditos
correspondentes às diferentes modalidades das disciplinas são assim
computados: “um crédito equivalerá a dez horas de aula teórica, a vinte horas
de aula prática e a quarenta horas de prática profissional sob a forma de
estágio supervisionado ou Internato”.
As ementas das disciplinas, assim como os planos de ensino
de cada uma delas, descrevem os objetivos educacionais que os estudantes
devem alcançar ao final de cada disciplina e que lhes são apresentados no
início das suas atividades acadêmicas. Tais objetivos estão registrados no
Ementário da Pró-reitoria de Graduação e na coordenação do Curso de
Medicina.
No entanto, entre os objetivos prescritos e os efetivamente
executados pelos docentes, existe certo distanciamento, como aponta um dos
professores entrevistados:
“A principal dificuldade que a gente tem, eu diria quase como um
desafio, porque entre a idéia do que a disciplina foi imaginada e o
que a gente consegue tocar, tem sempre um grande abismo entre
quem vai fazer e o como vai fazer”. (PUFPR4)
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