Page 190 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Como se pode observar, apesar da reforma curricular ter
introduzido duas disciplinas no 6º e 7º semestres, chamadas de Prática de
Ambulatório Geral I e II, que acabaram sendo assumidas pelo Departamento
de Saúde Comunitária, essas disciplinas não estão até agora cumprindo a
função que seria de Saúde Coletiva, no sentido de dar uma visão maior de
organização de serviços de saúde, programas de saúde e epidemiologia local.
Em função disso, o estágio do Internato acaba cumprindo esse papel, como
afirma uma professora entrevistada:
Eu considero que os nossos alunos hoje só estão tendo uma vivência
prática de Saúde Coletiva no 12º período, o que é muito ruim. Foi
essa motivação e as avaliações sucessivas que a gente fez do estágio,
com questões abertas, que nos mostraram que ele teria que descer
para o 6º e 7º período, então nós estamos propondo mudar essas
disciplinas de PAG (Ambulatório Geral), com uma visão muito
clínica mesmo, para Atenção Integral à Saúde I (AIS I) e Atenção
Integral à Saúde II (AIS II). A proposta na reformulação é 1 hora
teórica e 3 horas práticas na AIS I e 2 horas teóricas e 3 horas
práticas na AIS II, para tentar resolver isso e descer essa nossa
experiência do estágio para essas disciplinas, porque não tem
sentido no último período do curso, o estudante ter uma prática em
Unidade de Saúde, em que ele veja a Saúde Coletiva. É isso o que a
gente está tentando consertar agora. (PUFPR2)
Em síntese, pode-se dizer que o reconhecimento das
dificuldades e problemas do curso vem gerando medidas institucionais
orientadas para o aprimoramento da proposta curricular. Em primeiro lugar,
vale mencionar o esforço dos coordenadores em transformar as reuniões em
espaços de negociação para melhor articular as disciplinas. Em segundo,
importa destacar a proposta de Ajuste Curricular com a antecipação dos
estágios refletindo o consenso da comunidade acadêmica, tem ainda o mérito
de aproximar o curso das Diretrizes Curriculares Nacionais.
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