Page 192 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            semestre, no mínimo, sendo que uma delas deverá ser prova teórica. Essas

                            avaliações  se  traduzem  em  uma  nota  ao  final  do  semestre,  com  diferentes

                            pesos  para  as  atividades  teóricas  e  práticas.  Caso  o  aluno  não  obtenha  a

                            média 7, é realizada uma prova final na qual ele deve alcançar a média final 5,


                            para que possa ser considerado aprovado naquela disciplina.


                                            Observou-se  que  os  critérios  de  rendimento  dos  estudantes


                            estão  muito  freqüentemente  centrados  no  domínio  de  conhecimentos  e  as

                            habilidades na comunicação com os pacientes e familiares ou no trabalho em

                            equipe não são avaliadas de forma sistemática.



                                            Em relação  ao  estágio  de  Medicina Geral  e  Comunitária, no

                            Internato se faz uso de uma ficha como instrumento para orientar a avaliação

                            da supervisão aos estudantes na Unidade de Saúde levando em consideração

                            algumas atitudes e habilidades profissionais médicas. Além disso, é feita uma


                            avaliação regular do estágio, visando ao seu aprimoramento contínuo, como

                            relata a professora responsável na sua entrevista:



                                    Desde  que  eu  implantei  o  Internato,  eu  faço  uma  avaliação
                                    sistemática ao final do estágio. Essas avaliações são anônimas. Ao
                                    final,  vários  itens  sobre tudo o  que  é  feito,  todas  as  atividades  na
                                    Unidade  de  Saúde,  na  Vigilância,  eu  sempre  leio  e  sempre  passo
                                    para  os  professores  lerem.  Fui  eu  que  implantei  no  Internato.  As
                                    avaliações da Universidade demoram muito para retornar - quando
                                    retornam  –  e,  quando  retornam  para  a  Coordenação,    a  gente
                                    demora a saber. A que eu aplico é muito boa. Positiva, porque eu
                                    leio logo depois, aquilo me ajuda a reprogramar a turma seguinte.
                                    Muitas coisas eu já mudei, retirei do programa do Internato porque
                                    a  gente  tem  algum  conteúdo  teórico  no  Internato  também  e
                                    atividades práticas. Eles valorizam muito a experiência que a gente
                                    passa  de  Saúde  Pública,  eles  sentem  que  estão  aprendendo  o  que
                                    não  viram  durante  o  curso  todo,  eles  chegam  a  dizer  assim:  “foi


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