Page 192 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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semestre, no mínimo, sendo que uma delas deverá ser prova teórica. Essas
avaliações se traduzem em uma nota ao final do semestre, com diferentes
pesos para as atividades teóricas e práticas. Caso o aluno não obtenha a
média 7, é realizada uma prova final na qual ele deve alcançar a média final 5,
para que possa ser considerado aprovado naquela disciplina.
Observou-se que os critérios de rendimento dos estudantes
estão muito freqüentemente centrados no domínio de conhecimentos e as
habilidades na comunicação com os pacientes e familiares ou no trabalho em
equipe não são avaliadas de forma sistemática.
Em relação ao estágio de Medicina Geral e Comunitária, no
Internato se faz uso de uma ficha como instrumento para orientar a avaliação
da supervisão aos estudantes na Unidade de Saúde levando em consideração
algumas atitudes e habilidades profissionais médicas. Além disso, é feita uma
avaliação regular do estágio, visando ao seu aprimoramento contínuo, como
relata a professora responsável na sua entrevista:
Desde que eu implantei o Internato, eu faço uma avaliação
sistemática ao final do estágio. Essas avaliações são anônimas. Ao
final, vários itens sobre tudo o que é feito, todas as atividades na
Unidade de Saúde, na Vigilância, eu sempre leio e sempre passo
para os professores lerem. Fui eu que implantei no Internato. As
avaliações da Universidade demoram muito para retornar - quando
retornam – e, quando retornam para a Coordenação, a gente
demora a saber. A que eu aplico é muito boa. Positiva, porque eu
leio logo depois, aquilo me ajuda a reprogramar a turma seguinte.
Muitas coisas eu já mudei, retirei do programa do Internato porque
a gente tem algum conteúdo teórico no Internato também e
atividades práticas. Eles valorizam muito a experiência que a gente
passa de Saúde Pública, eles sentem que estão aprendendo o que
não viram durante o curso todo, eles chegam a dizer assim: “foi
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