Page 194 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    hipertensos, por exemplo. E aí começamos a fazer essa reflexão, o
                                    que é que você precisa saber para cuidar bem de um hipertenso? O
                                    que eu falei que me surpreendeu é que na análise dos hipertensos na
                                    Unidade de Saúde de Colombo, no início, tinha em torno de 30% de
                                    hipertensos  com  a  pressão  controlada,  que  estavam  no  projeto
                                    quando  a  gente  chegou,  e  aí  os  alunos  enxergaram  vários
                                    problemas, era prescrição equivocada, era paciente que não aderia
                                    ao tratamento, enfim vários fatores. E isso foi sendo corrigido e o
                                    grau de hipertenso com pressão controlada chegou a 60 % em um
                                    ano. Então isso eles fazem para aquelas situações em que a Unidade
                                    prioriza: cuidado da gestante, a questão do preventivo, cuidado da
                                    criança, hipertenso e diabético. (PUFPR1)



                                            Esta  opinião  coincide  com  a  dos  estudantes  do  grupo  focal

                            dos internos, que lamentavam o fato do estágio ser optativo no final  do 12º

                            período.


                                    A exposição que a gente teve antes do Internato na rede básica não é
                                    bem suficiente para a gente aprender sobre Medicina Comunitária.
                                    A gente só vai ter essa visão agora no Internato. Por isso eu acho
                                    importante  que  o  estágio  de  Medicina  Comunitária,  que  não  é
                                    obrigatório,  fosse  bem  visto  por  todos  os  estudantes  do  curso.
                                    (EUFPR5)


                                            Ao que parece, na consideração das estratégias, constatam-

                            se  duas  realidades  que  se  opõem:  uma  nas  aulas  teóricas,  prevalecendo


                            procedimentos mais típicos de um ensino tradicional, centrado no professor e

                            voltado para a transmissão de conteúdos e outra no estágio do Internato, em

                            que predomina o contato com a realidade, a delegação de responsabilidades,


                            tendo em vista a aplicação de saberes associada à formação de habilidades

                            clínicas e atitudes profissionais.


                                            O  que  dizem  os  agentes  envolvidos  nesse  processo

                            educacional? A  professora  entrevistada  está  mais preocupada em implantar


                                           &4  

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