Page 199 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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vinham fazendo e passassem a atuar na supervisão dos estudantes nas
Unidades Básicas de Saúde. O PAG era uma estratégia dos departamentos e
deveria representar uma parceria dos cinco principais departamentos do curso
na sua oferta, o que acabou não se viabilizando, fazendo com que o
Departamento de Saúde Comunitária assumisse a supervisão indireta dos
estudantes para resolver o problema concretamente passou a ser o
departamento responsável pela oferta da disciplina no curso e onde ficou
alocada a carga horária desta atividade.
A reforma curricular de 1994 foi considerada por um dos
gestores entrevistados como um “sonho” e não como um produto de um
processo de construção de mudança. Abaixo seu relato sobre alguns fatos
que marcaram aquela época:
Os docentes dos departamentos não se envolveram, decidiram
apenas com os chefes. O professor pensa: eu não indo nas
discussões curriculares mostro que não estou de acordo. Você pode
até dizer: “nós vamos decidir à sua revelia. Decidam para ver o que
eu faço, quando fecho a porta da sala de aula.” E é isso que
aconteceu. Eu acho que aquela foi uma proposta sonhadora, o que
foi uma pena, porque a proposta, na essência, era excelente. Eu
tenho dito que não precisa mudar o currículo. A gente precisa mudar
o jeito de trabalhar com ele. Quer dizer, de fato não vamos ter seis
profissionais numa sala para supervisionar o aluno. Isso foi uma
heresia de quem escreveu o currículo. E eu até entendo, hoje. O que
eles pretendiam não era isso. O tipo de profissional que eles
sonharam a gente não tem como comprar ele na Federal do Paraná.
E a gente não quer contratar esse profissional. Por quê? Que
ambulatório ele vai tocar? Para encurtar uma história longa,
felizmente, hoje, os professores estão indo para outra direção e a
gente está entregando para a responsabilidade das áreas, é um jeito
de fazer a exposição precoce. Vai começar com a Saúde da Mulher e
do Adolescente, Pediatria, mais básica, tentando levar para fora do
HC os estudantes. (GUFPR2)
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