Page 201 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 201
181
)*
Um estudante, no Grupo Focal do DANC assim se posiciona em relação ao
Ajuste:
Cada departamento se reúne, pensa por si só. Não há vontade do
curso como um todo de sentar, pensar no perfil do médico a ser
formado e analisar horizontalmente o que tem que ser dado em cada
período. Tem muito ego de professor, tem carga horária em jogo,
porque os departamentos não querem abrir mão de carga horária,
porque vão receber menos docentes por diminuir a carga horária.
Em relação ao Ajuste Curricular da Saúde Coletiva, se não
mudarem a forma de se explicar a Saúde Coletiva, a forma de se
mostrar aos estudantes o que é Saúde Coletiva, não vai adiantar
colocar a Gestão no 5º período e Epidemiologia no 4º período, para
mim não valeu de nada ter abaixado. Claro, vai ser ótimo porque vai
ter aumento de dois anos, quando você conseguir abaixar meio
semestre do curso, a gente consegue o Internato de dois anos mas,
fora isso, não vai melhorar em nada, se não se repensar um método
de avaliação, um método pedagógico e o que tem que ser enfocado
dentro das disciplinas. Mas avança em relação ao que a gente tem,
mas não está havendo essa conversa entre os departamentos, então
não avança em outros sentidos porque o Departamento de Saúde
Comunitária continua tentando trazer essa visualização nova de
médico para a gente, mas os outros departamentos continuam
chamando o departamento “de médicos de pés descalços”.
(EUFPR4)
O único professor que se manifestou nesta categoria destaca
o crescimento da área no Curso de Medicina como um todo o que, somado às
novas contratações que ocorreram no ano de 2008, pode vir a representar de
fato uma maior inserção da área no novo projeto pedagógico que vem se
delineando. Diz ele:
Acho que a Saúde Coletiva está num processo de crescimento, de
avanço dentro da nossa universidade, vejo que a inserção da Saúde
Coletiva no Curso de Medicina vai aumentar. De uma forma
gradativa, não tanto quanto nós gostaríamos, mas ela vem
aumentando, se você for ver o histórico da Saúde Coletiva no Curso
de Medicina. Eu entendo que isso é bom, que vai representar um
avanço para o Curso de Medicina, mas isso vai se dar com o tempo.
(PUFPR5)
)4
5—
+
$+
. <+*