Page 205 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Eu participo do Colegiado do Curso de Medicina já faz uns cinco
anos, você vê coisas nas reuniões do Colegiado, por exemplo,
professores do Departamento de Cirurgia chamar os médicos das
Unidades de Saúde de pé-de-chinelo. Então, tem essa visão
conservadora, hospitalocêntrica e tem, claro, briga de poder. Se os
departamentos que estão no hospital hoje perdem o espaço que têm,
eles perdem o poder, perdem a força dentro do Curso de Medicina,
dentro do hospital, eles também não querem abrir mão desse espaço
que eles detêm. (PUFPR5)
Diante dessa situação, a reformulação departamental do currículo
visando à sua adequação às diretrizes curriculares nacionais vem buscando
fazer um Ajuste Curricular ouvindo cada um dos departamentos envolvidos
com o curso, supondo que existe um consenso interno na instituição em torno
dos princípios norteadores estabelecidos nesse documento.
Além disso, que o perfil do médico a ser formado na UFPR
deva ser seguido sem um debate mais coletivo internamente na instituição
como um todo, que precisa ser feito pelos quase 500 professores envolvidos
com o curso, incluindo os da área básica que fazem parte de outro Setor
(Ciências Biológicas) que estão distantes inclusive fisicamente em outro
campus (Centro Politécnico).
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