Page 207 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            A  partir  do  currículo  relatado  pelos  entrevistados,  o  terceiro

                            eixo  de  análise  foi  o  das  parcerias  externas  da  Saúde  Coletiva,  que  se

                            traduziu  em uma categoria  analítica referente  à  articulação  da área  com  os

                            serviços  de  saúde  e  a  comunidade,  ou  seja,  os  cenários  onde  se  dão  as


                            práticas de ensino.



                                 6ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  PARCERIA  DA  UFPR  COM
                                OS  SERVIÇOS  DE  SAÚDE


                                            Como  vem  sendo  feita  a  parceria  da  academia  com  os

                            serviços  de  saúde  e  a  comunidade  no  município  de  Curitiba  para  que  as


                            Unidades Básicas de Saúde recebam os estudantes de Medicina e para que

                            as comunidades dos seus respectivos territórios possam de fato se beneficiar

                            dessas iniciativas, fortalecer suas organizações comunitárias e desenvolver a


                            cidadania, foi o foco das questões formuladas nas entrevistas realizadas com

                            gestores  e  professores,  assim  como  no  debate  dos  dois  grupos  focais  com

                            estudantes internos.


                                            A  organização  de  serviços  de  saúde  em  Curitiba,  na


                            perspectiva da estruturação de uma rede de Atenção Básica na cidade, tem

                            uma história de parceria de mais de 20 anos de trabalho com as universidades

                            locais. Existem na cidade a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-

                            PR)  com  mais  de  50  anos  de  funcionamento,  a  Faculdade  Evangélica  do


                            Paraná  (FEPAR),  com  40  anos,  e  o  jovem  curso  da  Universidade  Positivo

                            (UnicenP), que completou os seus primeiros seis anos de existência em 2008.


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