Page 207 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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A partir do currículo relatado pelos entrevistados, o terceiro
eixo de análise foi o das parcerias externas da Saúde Coletiva, que se
traduziu em uma categoria analítica referente à articulação da área com os
serviços de saúde e a comunidade, ou seja, os cenários onde se dão as
práticas de ensino.
6ª CATEGORIA ANALÍTICA: PARCERIA DA UFPR COM
OS SERVIÇOS DE SAÚDE
Como vem sendo feita a parceria da academia com os
serviços de saúde e a comunidade no município de Curitiba para que as
Unidades Básicas de Saúde recebam os estudantes de Medicina e para que
as comunidades dos seus respectivos territórios possam de fato se beneficiar
dessas iniciativas, fortalecer suas organizações comunitárias e desenvolver a
cidadania, foi o foco das questões formuladas nas entrevistas realizadas com
gestores e professores, assim como no debate dos dois grupos focais com
estudantes internos.
A organização de serviços de saúde em Curitiba, na
perspectiva da estruturação de uma rede de Atenção Básica na cidade, tem
uma história de parceria de mais de 20 anos de trabalho com as universidades
locais. Existem na cidade a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-
PR) com mais de 50 anos de funcionamento, a Faculdade Evangélica do
Paraná (FEPAR), com 40 anos, e o jovem curso da Universidade Positivo
(UnicenP), que completou os seus primeiros seis anos de existência em 2008.
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