Page 208 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Historicamente, o Curso de Medicina da UFPR não
registra uma boa parceria com a Prefeitura de Curitiba. A Universidade
Federal do Paraná sempre teve um ritmo próprio de trabalho e a
administração municipal, com múltiplos parceiros em uma cidade que, por ser
a capital do Estado, naturalmente atraiu grandes centros universitários
privados, encontrou mais agilidade e rapidez de respostas em novas
instituições que foram se instalando no município ao longo dos anos.
A experiência maior da UFPR, é no desenvolvimento de
projetos de extensão, inclusive de caráter multiprofissional. No ano de 2007,
uma das estratégias que integraram a Política de Educação para o SUS foi o
Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS – VER/SUS (Brasil,
2004) através de uma articulação com o segmento estudantil da área da
saúde, um importante projeto que está sendo desenvolvido na região do Vale
do Ribeira, ou seja, em município fora da região metropolitana de Curitiba.
Com a criação de uma atividade interdepartamental na
reforma curricular de 1994, as chamadas Práticas de Ambulatório Geral,
imaginou-se que os professores que atuavam no Hospital de Clínicas iriam
também para a Unidade de Saúde, podendo se sensibilizar pela questão do
médico geral comunitário em Centros de Saúde de Curitiba (Raggio e Romanó
Jr, 1992). Mas na prática se deu o contrário, porque os professores não foram
e passaram a criticar o funcionamento da disciplina, conforme relata um
professor:
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