Page 212 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            apontando para uma  melhoria das alternativas  estruturais do funcionamento

                            dos  estágios  na  rede  de  serviços,  em  grande  parte  facilitada  pelo  suporte

                            técnico  e  operacional  dado  pelo  Centro  de  Educação  em  Saúde,  que  é

                            um espaço estruturado dentro da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba


                            e que  propicia  a  construção  da  parceria  com  a  troca  de  informações  e

                            pesquisas, contribuindo nas ações interinstitucionais que visam à melhoria da

                            saúde da população (CES, 2008).


                                            Tomado no seu conjunto, o estudo de caso da UFPR retrata


                            um  curso  que  tentou  uma  reforma  curricular  aos  80  anos  visando o  seu

                            aprimoramento  e  que,  ao  chegar  no  seu  centenário,  vem  procurando  fazer

                            uma  leitura  própria  das  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  para  a  Graduação


                            em  Medicina,  com  todas  as  dificuldades  - especialmente  internas  - de

                            negociação  político-pedagógica  para  a  sua  implantação,  entre  os  agentes

                            envolvidos: gestores, professores e estudantes.


                                            O  papel  da  Saúde  Coletiva  parece  estar  recuperando  um


                            espaço importante na formação médica, com a ampliação do Internato Médico

                            para dois anos e deixando de ser optativo no 12º semestre, passando a ser

                            obrigatório  no  10º  semestre  com  a  mesma  carga  horária  (440  horas) dos

                            outros  estágios.  São  mudanças  que  ainda  estão  em  construção,  integrando


                            um esforço institucional de maior aproximação com a rede do SUS para inserir

                            ainda mais o estudante de medicina no contexto do século XXI.








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