Page 217 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 217
197
)*
Para isso, estrutura-se em um currículo voltado para a Saúde da
Família, o que faz com que um dos conceitos muito fortemente trabalhado ao
longo do curso seja a Saúde Coletiva, na perspectiva da qualificação
profissional para uma boa formação geral do médico.
O site da instituição informa que os diferenciais do Curso de
Medicina são os seguintes:
“inserção desde a primeira série no sistema de saúde; equilíbrio
entre formação técnica e humanística; incentivo à pesquisa científica
desde o início do curso; estruturas inovadoras como o Laboratório
Morfofuncional e os Laboratórios de Habilidades Clínicas e
Simulação; ações de incentivo ao desenvolvimento do Inglês Médico
e dois anos de internato médico”.
O vestibular de 2008 registrou 1.507 concorrentes, ou seja, 30
candidatos por vaga, mesmo ao custo de uma anuidade de R$ 27.687,00 ou
12 mensalidades de R$ 2.307,25.
Entre os espaços internos de divulgação de trabalhos
científicos da instituição, encontra-se a RUBS - Revista do Núcleo de Ciências
Biológicas e da Saúde, uma publicação trimestral que reúne estudos multi e
interdisciplinares das áreas da Biologia e da Saúde de quatro dos oito cursos
que compõem o Núcleo.
Pela configuração curricular apresentada a coordenação do
curso elaborou esta imagem a seguir, que sintetiza numa visão geral o seu
currículo (Figura 5), e a grade curricular do curso está no Anexo I.