Page 222 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Em relação aos hábitos de estudo desses estudantes, é
possível extrair os seguintes dados: 87% utilizam a biblioteca da instituição
muito freqüentemente e 61% dedicam mais de seis horas semanais em
estudo extraclasse. O grau de utilização da biblioteca, que reflete uma busca
mais ativa do conhecimento, evidencia que mais de 4/5 a utiliza muito
freqüentemente, além de todo o suporte dado pela instituição para a educação
à distância, que de certo modo nos traduz os 3/5 dos estudantes relatando o
estudo autodirigido.
No que diz respeito à avaliação do curso feita pelos
estudantes, é possível obter as seguintes informações: 92% dos estudantes
consideraram o currículo do curso relativamente integrado havendo uma clara
vinculação entre as disciplinas ou áreas de conhecimento afins. Segundo
esses alunos 92% dos professores recorrem prioritariamente às aulas
expositivas, com ou sem a participação dos estudantes, e 100% dos
professores adotam como instrumentos de avaliação as provas escritas
discursivas ou testes objetivos.
Em síntese, os dados sobre o perfil dos estudantes da
UnicenP apontam para uma população com condições socioculturais
privilegiadas, o que favorece a condição de estudante e a possibilidade de
concluir o curso. No que diz respeito aos docentes, pode-se dizer que
prevalece a opção metodológica por um ensino tradicional, centrado na
transmissão de conteúdos e avaliação objetiva.