Page 222 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 222

201

                             )*


                                            Em  relação  aos  hábitos  de  estudo  desses  estudantes,  é

                            possível  extrair  os  seguintes  dados:  87%  utilizam  a  biblioteca  da  instituição

                            muito  freqüentemente  e  61%  dedicam  mais  de  seis  horas  semanais  em

                            estudo extraclasse. O grau de utilização da biblioteca, que reflete uma busca


                            mais  ativa  do  conhecimento,  evidencia  que  mais  de  4/5  a  utiliza  muito

                            freqüentemente, além de todo o suporte dado pela instituição para a educação

                            à distância, que de certo modo nos traduz os 3/5 dos estudantes relatando o

                            estudo autodirigido.



                                            No  que  diz  respeito  à  avaliação  do  curso  feita  pelos

                            estudantes, é possível obter as seguintes informações: 92% dos estudantes

                            consideraram o currículo do curso relativamente integrado havendo uma clara


                            vinculação  entre  as  disciplinas  ou  áreas  de  conhecimento  afins.  Segundo

                            esses  alunos  92%  dos  professores  recorrem  prioritariamente  às  aulas

                            expositivas,  com  ou  sem  a  participação  dos  estudantes,  e  100%  dos

                            professores  adotam  como  instrumentos  de  avaliação  as  provas  escritas

                            discursivas ou testes objetivos.



                                            Em  síntese,  os  dados  sobre  o  perfil  dos  estudantes  da

                            UnicenP  apontam  para  uma  população  com  condições  socioculturais

                            privilegiadas,  o  que  favorece  a  condição  de  estudante  e  a  possibilidade  de


                            concluir  o  curso.  No  que  diz  respeito  aos  docentes,  pode-se  dizer  que

                            prevalece  a  opção  metodológica  por  um  ensino  tradicional,  centrado  na

                            transmissão de conteúdos e avaliação objetiva.
   217   218   219   220   221   222   223   224   225   226   227