Page 226 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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f) Para o Internato Médico, “propõem-se ações práticas de assistência
integral como promoção, proteção e recuperação da saúde, aplicadas a
todas as fases do ciclo biológico da população assistida, conforme os
princípios próprios do SUS e, em especial, da estratégia Saúde da
Família, atuando prioritariamente em UBS com PSF e com participação
nos níveis de controle epidemiológico e social” (UnicenP, 2008).
Em síntese, os objetivos atuais da integração curricular
desenvolvida pelos docentes, que contam com a aprovação do coordenador
do curso, ele próprio docente da área de Saúde Coletiva, visam a uma maior
integração das disciplinas Saúde da Família I, II, III e IV e os Internatos de
Saúde Coletiva I e II ao projeto pedagógico do curso como um todo, que não
tem, no momento, a perspectiva de uma reestruturação curricular, mas
adequações e revisões dos conteúdos em desenvolvimento.
Desde a implantação do curso em 2003, a carga horária da
área de Saúde Coletiva representa 20% do total da carga horária do curso
que é de 7.950 horas. Desse total, 7% (570 horas) são desenvolvidos da
primeira à quarta série e 13% (1.060 horas) no Internato Médico, o que reflete
a preocupação em estar em consonância com o as Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Graduação em Medicina aprovadas pelo MEC.