Page 228 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 228

207

                             )*


                                            A  caracterização  do  caso  da  UnicenP  não  estaria  completa

                            sem a consideração de como  o programa está sendo vivido pelos diferentes

                            personagens: os gestores, os professores e os estudantes.



                                            A  análise  de  seus  relatos  permitiu  vislumbrar  o  ensino  da

                            Saúde  Coletiva  a  partir  de  três  eixos  analíticos:  a  Configuração  da  Saúde

                            Coletiva, as Dimensões da Saúde Coletiva e Saúde Coletiva no Contexto do

                            Curso de Medicina da UnicenP.




                             1º EIXO  DE  ANÁLISE  –  CONFIGURAÇÃO  DA

                                  SAÚDE  COLETIVA  NA  UnicenP


                                            Na  análise  da  Saúde  Coletiva  do  currículo  efetivamente

                            executado no Curso de Medicina, isto é, da configuração do seu programa tal

                            como  ele  é  vivido,  percebido  e  avaliado  pelos  gestores,  professores  e


                            estudantes,  foi  possível  situar  três  categorias:  os  OBJETIVOS  a  serem

                            alcançados,  as  ÊNFASES  atribuídas  aos  conteúdos  e  as  ESTRATÉGIAS  de

                            ensino,  traduzidas  pela  organização  das  atividades  didáticas  nas  disciplinas

                            ou na realização dos estágios de Saúde Coletiva no Internato Médico.




                                 1ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  OBJETIVOS  DA

                                   SAÚDE  COLETIVA NA UnicenP


                                            A relação das disciplinas de Saúde Coletiva no atual currículo

                            do  Curso  de  Medicina  da  UnicenP  foi  descrita  anteriormente  com  base  na


                            análise documental do material coletado e extraído do projeto pedagógico do


                                          4  

5—# $!  !. +
   223   224   225   226   227   228   229   230   231   232   233