Page 225 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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como social. Além das condições e hábitos de vida e da estrutura do
sistema de assistência médica, propiciar a prática e a reflexão sobre os
princípios humanísticos da Medicina nas ações de Saúde da Família”
(UnicenP, 2008).
b) Saúde da Família II, “ministrada na 2ª série do curso, tem por objetivo:
possibilitar a prática assistencial integral (promoção, proteção e
recuperação da saúde), conforme os princípios próprios do SUS e em
especial da estratégia da Saúde da Família; possibilitar o entendimento e
análise da organização das atividades de assistência e prevenção dentro
das perspectivas do SUS” (UnicenP, 2008).
c) Saúde da Família III, “desenvolvida na 3ª série do curso, os objetivos são
os seguintes: possibilitar a análise epidemiológica das práticas
desenvolvidas no território de abrangência das Unidades Básicas de
Saúde, estimulando a visão crítica sobre os níveis de resolutividade;
possibilitar o envolvimento e a participação em ações de prevenção de
doenças e promoção de saúde, em particular através da estratégia da
Educação em Saúde, em equipamentos sociais no território de
abrangência das Unidades Básicas de Saúde” (UnicenP, 2008).
d) Saúde da Família IV, “oferecida na 4ª série do curso, seus objetivos são:
possibilitar a teorização sobre as práticas desenvolvidas em Saúde da
Família; favorecer o desenvolvimento de um trabalho científico sobre as
atividades desenvolvidas no SUS versando sobre Atenção Primária,
Saúde da Família ou Saúde Coletiva” (UnicenP, 2008).
e) Estágios do Internato em Saúde Coletiva I e II, desenvolvidos,
respectivamente, na 5ª e 6ª séries do curso, cujos objetivos são:
“supervisionar o desenvolvimento de atividades dentro do SUS, conforme
a estratégia da Saúde da Família; propiciar a experiência das atividades
do controle epidemiológico e social das ações do SUS na área de
abrangência das Unidades Básicas de Saúde” (UnicenP, 2008).