Page 220 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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c) MECANISMOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina da
UnicenP está em execução e pôde ser avaliado, de certa forma, pelo Exame
Nacional de Desempenho do Estudante — ENADE, em 2004, um dos
instrumentos constitutivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior — SINAES.
A proposta do SINAES é mais ampla e abrangente do que foi
o PROVÃO e representou um avanço do ponto de vista do processo de auto-
avaliação dos cursos de graduação, precedendo as avaliações externas. Seus
resultados deverão subsidiar o processo de avaliação das políticas e das
atividades da graduação a serem contempladas na auto-avaliação
institucional.
O relatório do curso apresentado pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informa o
desempenho de uma amostra de 39 alunos de Medicina da Unicenp que
cursavam a primeira série em novembro de 2004. A prova foi constituída de
10 questões de formação geral, com habilidades e conhecimentos gerais
comuns a todas as áreas e 30 questões do componente específico, com
habilidades e conhecimentos relativos a cada profissão, baseados nas
Diretrizes Curriculares de cada curso.
Além da prova, o Questionário Socioeconômico (QSE) foi
enviado previamente aos alunos com a finalidade de: