Page 220 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            c) MECANISMOS  DE  AVALIAÇÃO  INSTITUCIONAL


                                            O  Projeto  Político-Pedagógico  do  Curso  de  Medicina  da

                            UnicenP está em execução e pôde ser avaliado, de certa forma, pelo Exame


                            Nacional  de  Desempenho  do  Estudante  —  ENADE,  em  2004,  um  dos

                            instrumentos  constitutivos  do  Sistema  Nacional  de  Avaliação  da  Educação

                            Superior  —  SINAES.


                                            A proposta do SINAES é mais ampla e abrangente do que foi


                            o PROVÃO e representou um avanço do ponto de vista do processo de auto-

                            avaliação dos cursos de graduação, precedendo as avaliações externas. Seus

                            resultados  deverão  subsidiar  o  processo  de  avaliação  das  políticas  e  das

                            atividades  da  graduação  a  serem  contempladas  na  auto-avaliação


                            institucional.


                                            O  relatório  do  curso  apresentado  pelo  Instituto  Nacional  de

                            Estudos  e  Pesquisas  Educacionais  Anísio  Teixeira  (INEP)  informa  o


                            desempenho  de  uma  amostra  de  39  alunos  de  Medicina  da  Unicenp  que

                            cursavam a primeira série em novembro de 2004. A prova foi constituída de

                            10  questões  de  formação  geral,  com  habilidades  e  conhecimentos  gerais

                            comuns  a  todas  as  áreas  e  30  questões  do  componente  específico,  com

                            habilidades  e  conhecimentos  relativos  a  cada  profissão,  baseados  nas


                            Diretrizes Curriculares de cada curso.


                                             Além  da  prova,  o  Questionário  Socioeconômico  (QSE)  foi


                            enviado previamente aos alunos com a finalidade de:
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