Page 223 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 223

202

                             )*


                                            Quando  se  comparam  as  notas  médias  dos  alunos  de

                            Medicina  da  UnicenP  em  relação  à  sua  formação  geral  com  os  demais

                            resultados  obtidos  em  nível  nacional  percebe-se  que  a  diferença  entre  as

                            notas dos ingressantes dessa instituição foi de 2,4 pontos acima da média do


                            Brasil.  No  componente  específico,  a  diferença  foi  de  2,1  pontos  acima  da

                            média brasileira. O conceito do curso não pôde ser calculado em função de

                            não se ter o desempenho dos alunos concluintes, que embasa o cálculo da

                            nota final.




                            4.3.2  A SAÚDE COLETIVA  NO CURSO DE  MEDICINA  DA UnicenP


                                            A área de Saúde Coletiva, assim como todas as outras nessa

                            universidade, não se constitui sob a forma de departamento. Ela está inserida


                            no  Núcleo  de  Ciências  Biológicas  e  da  Saúde  que  agrega  todos  os

                            professores dos oito cursos da área da saúde da instituição.


                                            A  coordenação  do  Núcleo  articula-se  com  os  oito


                            coordenadores  de  curso.  No  caso  do  Curso  de  Medicina,  além  do

                            coordenador  do  curso,  há  também  o  coordenador  adjunto,  juntos  eles

                            respondem  pelo  curso  todo,  tanto  do  ponto  de  vista  acadêmico  como

                            administrativo,  como  pode  ser  visto  no  organograma  geral  da  instituição


                            (Anexo H).


                                            Na  UnicenP,  cabe  ao  coordenador  fazer  a  articulação  das


                            várias  atividades  docentes  no  curso,  e  das  disciplinas.  É  ele  que  designa

                            professores  especialistas  para  as  disciplinas  que  estão  sob  a  sua
   218   219   220   221   222   223   224   225   226   227   228