Page 221 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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compor o perfil dos estudantes, integrando informações do seu
contexto às suas percepções e vivências, e a de investigar a
capacidade de compreensão desses estudantes frente à sua
trajetória no curso e na Instituição de Educação Superior (IES) por
meio de questões objetivas que exploraram a função social da
profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional
(ENADE, 2004).
Apesar das limitações dos instrumentos como os mecanismos
de avaliação do curso, tanto a prova como a opinião dos estudantes que
entregaram o QSE podem ser representativos do total de estudantes
ingressantes na instituição e contribuir para uma análise da qualidade do
ensino de graduação da UnicenP.
Em relação aos ingressantes na instituição, o QSE permitiu
traçar o seguinte perfil:
a) 82% dos estudantes cursaram o ensino médio em escola
particular;
b) 77% dos estudantes responderam que nunca exerceram
atividade remunerada;
c) 62% dos estudantes contam com renda mensal da família
superior a 20 salários mínimos;
d) 64% das mães dos respondentes têm ensino superior;
e) 74% dos pais dos respondentes têm ensino superior;
Observou-se que a faixa de renda dos estudantes é bastante
alta, o que se reflete na ausência de atividade remunerada de quase 4/5 dos
estudantes. O grau de instrução dos pais e das mães é muito elevado,
estando acima de 64% com ensino superior, sendo que mais de 4/5 dos
estudantes são egressos do ensino médio privado.