Page 221 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                                 contexto  às  suas  percepções  e  vivências,  e  a  de  investigar  a
                                                 capacidade  de  compreensão  desses  estudantes  frente  à  sua
                                                 trajetória no curso e na Instituição de Educação Superior (IES) por
                                                 meio  de  questões  objetivas  que  exploraram  a  função  social  da
                                                 profissão  e  os  aspectos  fundamentais  da  formação  profissional
                                                 (ENADE, 2004).


                                            Apesar das limitações dos instrumentos como os mecanismos

                            de  avaliação  do  curso,  tanto  a  prova  como  a  opinião  dos  estudantes  que

                            entregaram  o  QSE  podem  ser  representativos  do  total  de  estudantes

                            ingressantes  na  instituição  e  contribuir  para  uma  análise  da  qualidade  do


                            ensino de graduação da UnicenP.


                                            Em  relação  aos  ingressantes  na  instituição,  o  QSE  permitiu


                            traçar o seguinte perfil:


                                            a)  82% dos estudantes cursaram o ensino médio em escola

                                               particular;

                                            b)  77%  dos  estudantes  responderam  que  nunca  exerceram

                                               atividade remunerada;

                                            c)  62% dos estudantes contam com renda mensal da família

                                               superior a 20 salários mínimos;

                                            d)  64% das mães dos respondentes têm ensino superior;


                                            e)  74% dos pais dos respondentes têm ensino superior;


                                            Observou-se que a faixa de renda dos estudantes é bastante


                            alta, o que se reflete na ausência de atividade remunerada de quase 4/5 dos

                            estudantes.  O  grau  de  instrução  dos  pais  e  das  mães  é  muito  elevado,

                            estando  acima  de  64%  com  ensino  superior,  sendo  que  mais  de  4/5  dos

                            estudantes são egressos do ensino médio privado.
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