Page 224 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            responsabilidade  acadêmica  e  administrativa,  tudo  acontecendo  dentro  do

                            mesmo espaço didático e gerencial, tornando a gestão curricular mais ágil e

                            enxuta,  sem  muitos  escalões  intermediários  de  administração  entre  os

                            estudantes e os professores.



                                            A forma de contratação dos docentes é por hora-aula, sendo

                            que os contratos, na sua maioria, são de 20 horas semanais. O contrato do

                            coordenador geral do curso é de 40 horas e o de alguns docentes envolvidos

                            com a gestão é de 30 horas semanais. Ao todo, são 13 professores de Saúde


                            Coletiva, que representam 20% do corpo docente do curso, composto por 64

                            docentes diretamente vinculados ao Curso de Medicina.


                                            E o que dizer sobre o programa propriamente dito? Em estudo


                            realizado sobre o Programa da Saúde Coletiva por um professor veterano e

                            também gestor da área tem-se a seguinte informação:


                                                 Pretende-se que as atividades teóricas estejam ligadas intimamente
                                                 com  as  atividades  práticas  desenvolvidas  na  comunidade,
                                                 entendendo-se mais como instrumentalização de referencial teórico
                                                 para o enfrentamento das situações reais vivenciadas. Sendo assim,
                                                 buscando-se não só uma integração docente-assistencial, mas sim
                                                 a interação Universidade-Serviço-Comunidade (Santos, 2007).

                                            Os  conteúdos  curriculares  vinculados  à  Saúde  Coletiva  são


                            estruturados de uma forma disciplinar e distribuídos da primeira à sexta série,

                            sendo  que,  além  do  regente  da  disciplina,  participam  de  três  a  quatro

                            professores em cada uma das séries. Eis o rol das disciplinas oferecidas:



                            a)  Saúde da Família I, “desenvolvida na 1ª série do curso, com objetivo de:
                               são os seguintes: propiciar  o conhecimento e análise  dos  determinantes

                               do processo saúde-doença, tanto do ponto de vista biológico e ambiental
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