Page 229 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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curso. Os docentes atuam especificamente em cada uma das seis disciplinas
do curso já apresentados e a sua normatização está bem definida pela
Resolução do CONSEPE Nº 04, de 20 setembro de 2005, que dispõe sobre
as normas das atividades acadêmicas dos cursos de graduação da UnicenP.
As ementas das disciplinas, assim como os planos de ensino
de cada uma delas, descrevem os objetivos educacionais que os estudantes
devem alcançar ao final de cada disciplina e que lhes são apresentados no
início das suas atividades acadêmicas.
O ensino na Universidade Positivo vem de uma trajetória
muito tradicional em Curitiba, originalmente desenvolvido no Colégio Positivo.
Sem negar a essência tradicional do curso, seu principal gestor prefere
chamá-lo de um “currículo inovador integrado”, como é possível verificar em
seu depoimento:
Esse currículo só funciona se integrar. Existe um esforço muito
grande para isso, existem vários mecanismos de integração internos.
Agora, ele é ainda muito centrado no professor. Quer dizer, uma
revolução a gente não fez, porque a tradição está na essência do que
é o modelo pedagógico do UnicenP. Eu acho que isso é um processo
longo, embora a gente faça todo um esforço por metodologias ativas
de aprendizagem, pela própria estrutura física do campus, são mais
de 130 salas de aula, com data show em todas as salas, todas as
salas super organizadas e conectadas a internet, tem mais
laboratório prático do que sala teórica, mas ainda temos um modelo
muito tradicional de ensino. O próprio portal universitário onde o
professor coloca o material didático da sua disciplina, a gente tem
uma herança da qual temos muita dificuldade de livrar. Eu vejo as
aulas dos professores, ainda predomina a aula expositiva.
(GUNICENP1)
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