Page 229 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 229

208

                             )*


                            curso.  Os docentes atuam especificamente em cada uma das seis disciplinas

                            do  curso  já  apresentados  e  a  sua  normatização  está  bem  definida  pela

                            Resolução do CONSEPE Nº 04, de 20 setembro de 2005, que dispõe sobre

                            as normas das atividades acadêmicas dos cursos de graduação da UnicenP.



                                            As ementas das disciplinas, assim como os planos de ensino

                            de cada uma delas, descrevem os objetivos educacionais que os estudantes

                            devem alcançar ao final de cada disciplina e que lhes são apresentados no

                            início das suas atividades acadêmicas.



                                            O  ensino  na  Universidade  Positivo  vem  de  uma  trajetória

                            muito tradicional em Curitiba, originalmente desenvolvido no Colégio Positivo.

                            Sem  negar  a  essência  tradicional  do  curso,  seu  principal  gestor  prefere


                            chamá-lo de um “currículo inovador integrado”, como é possível verificar em

                            seu depoimento:


                                    Esse  currículo  só  funciona  se  integrar.  Existe  um  esforço  muito
                                    grande para isso, existem vários mecanismos de integração internos.
                                    Agora,  ele  é  ainda  muito  centrado  no  professor.  Quer  dizer,  uma
                                    revolução a gente não fez, porque a tradição está na essência do que
                                    é o modelo pedagógico do UnicenP. Eu acho que isso é um processo
                                    longo, embora a gente faça todo um esforço por metodologias ativas
                                    de aprendizagem, pela própria estrutura física do campus, são mais
                                    de  130  salas  de  aula,  com  data  show  em  todas  as  salas,  todas  as
                                    salas  super  organizadas  e  conectadas  a  internet,  tem  mais
                                    laboratório prático do que sala teórica, mas ainda temos um modelo
                                    muito tradicional de ensino. O próprio portal universitário onde o
                                    professor coloca o material didático da sua disciplina, a gente tem
                                    uma herança da qual temos muita dificuldade de livrar. Eu vejo as
                                    aulas  dos  professores,  ainda  predomina  a  aula  expositiva.
                                    (GUNICENP1)







                                        4  

5—# $!  !. +
   224   225   226   227   228   229   230   231   232   233   234