Page 231 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    estudantes no futuro. Pretendo desmistificar que a Epidemio esteja
                                    ligada somente à Saúde Pública. (PUNICENP4)



                                            A  integração  teórico-prática  das  disciplinas  de  Saúde  da

                            Família  ao  longo  do  curso  é  a  preocupação  principal  de  um  professor  que


                            gostaria  de  ver  uma  maior  aproximação  entre  aquilo  que  é  discutido

                            teoricamente e a vivência dos estudantes dentro do Sistema Único de Saúde:


                                    Acho  essa  aproximação  teórico-conceitual  com  a  prática  que  eles
                                    vivenciam nas Unidades de Saúde ou em qualquer outra instância de
                                    atividade  prática  dentro  do  SUS  uma  coisa  muito  viva,  que  nem
                                    sempre as escolas médicas estão preocupadas em fazer. Esse, para
                                    mim, é o principal objetivo da nossa disciplina, que eu ainda acho
                                    ser  um  grande  desafio  para  nós  e  está  muito  longe  de  estar
                                    realizado. Mas pelo menos, na minha percepção, a gente se coloca
                                    no  grupo  da  Saúde  da  Família  isso  como  um  grande  desafio  da
                                    nossa  prática  docente.  Talvez  por  ser  um  curso  novo,  uma
                                    universidade nova, não é tão linear assim o ensino, como nos cursos
                                    mais tradicionais. (PUNICENP5)



                                            Esta  também  é  a  opinião  dos  professores  que  atuam  no

                            Estágio do Internato em Saúde da Família, onde a importância da integração

                            da teoria com a prática na atenção básica é ainda maior e os determinantes

                            sociais,  expressos  através  das  doenças  na  comunidade,  são  ainda  mais

                            evidentes  nas  atividades  práticas  que  os  estudantes  vivenciam  tanto  na  5ª


                            como na 6ª série já com maior maturidade. O depoimento a seguir ilustra essa

                            postura:


                                    Aproximar  o  aluno  da  realidade  do  Brazilzão,  porque  dentro  do
                                    Hospital Universitário, eu acho que é um ambiente muito acadêmico.
                                    Aqui [UBS] a gente tem que se envolver com o paciente, se envolver
                                    com a realidade dele e os estudantes até têm certa dificuldade, eles
                                    falam  “a  gente  sai  daqui  exausto  e  não  agüentamos  mais  nada
                                    depois”. Sentir, muitas vezes, o que o paciente está sentindo, e isso é
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