Page 235 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Em conseqüência à distribuição do conteúdo da Saúde
Coletiva ao longo do curso, a área é vista pelo mesmo gestor como um dos
eixos de integração curricular, como fica explicitado em seu depoimento:
Um currículo que tem Saúde da Família do primeiro ao sexto ano, e
de uma forma regular, aonde o aluno vai para a rede básica desde a
1ª série. Essa área tem um compromisso de ser o eixo integrador do
currículo. A Saúde Coletiva, como está colocada no nosso currículo,
tem que ter essa capacidade de integrar e trazer para dentro de si
alguns conteúdos das outras disciplinas, ela deve ser o espaço de
prática no Sistema de Saúde do primeiro ao sexto ano. Uma vez, eu
estava discutindo com os professores de Saúde Coletiva e desenhei
para eles uma coisa que eu achei muito interessante sobre a Saúde
da Família I, II, III e IV, Internato de Saúde Coletiva I e II. Eu fui
colocando as outras disciplinas como Bioquímica à direita e
Ciências Sociais à esquerda. Fui desenhando as outras disciplinas, o
que poderia estar mais à direita aqui no modelo mais do biológico
ou da clínica e o que poderia estar mais à esquerda no modelo do
social, como uma coluna vertebral. Quando desenhei os Internatos,
comparei isso com a planta de Brasília, onde a Saúde Coletiva
poderia ser o eixo monumental, que estabelece esse diálogo entre o
biológico e o social, entre o que seria o básico e o clínico e quando
chega ao Internato seria o coroamento dessa relação. Eu acho que a
Saúde Coletiva pode ser um eixo no curso e principalmente por esse
espaço de prática na rede básica que ela tem aqui na UnicenP.
(GUNICENP1)
Depois de quatro anos executando as disciplinas com um
único professor para cada série, em 2007, quando as quatro primeiras séries
foram efetivamente implantadas, o grupo de professores de Saúde Coletiva foi
se configurando em uma equipe, com atuação docente em todas as séries,
reprogramando conteúdos e atividades a serem desenvolvidos ao longo dos
quatro primeiros anos e articulando-os com os dois estágios do Internato,
posteriormente.
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