Page 235 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Em  conseqüência  à  distribuição  do  conteúdo  da  Saúde

                            Coletiva ao longo do curso, a área é vista pelo mesmo gestor como um dos

                            eixos de integração curricular, como fica explicitado em seu depoimento:



                                    Um currículo que tem Saúde da Família do primeiro ao sexto ano, e
                                    de uma forma regular, aonde o aluno vai para a rede básica desde a
                                    1ª série. Essa área tem um compromisso de ser o eixo integrador do
                                    currículo. A Saúde Coletiva, como está colocada no nosso currículo,
                                    tem que ter essa capacidade de integrar e trazer para dentro de si
                                    alguns  conteúdos  das  outras  disciplinas,  ela  deve  ser  o  espaço  de
                                    prática no Sistema de Saúde do primeiro ao sexto ano. Uma vez, eu
                                    estava discutindo com os professores de Saúde Coletiva e desenhei
                                    para eles uma coisa que eu achei muito interessante sobre a Saúde
                                    da Família I, II, III e IV, Internato de Saúde Coletiva I e II. Eu fui
                                    colocando  as  outras  disciplinas  como  Bioquímica  à  direita  e
                                    Ciências Sociais à esquerda. Fui desenhando as outras disciplinas, o
                                    que poderia estar mais à direita aqui no modelo mais do biológico
                                    ou da clínica e o que poderia estar mais à esquerda no modelo do
                                    social, como uma coluna vertebral. Quando desenhei os Internatos,
                                    comparei  isso  com  a  planta  de  Brasília,  onde  a  Saúde  Coletiva
                                    poderia ser o eixo monumental, que estabelece esse diálogo entre o
                                    biológico e o social, entre o que seria o básico e o clínico e quando
                                    chega ao Internato seria o coroamento dessa relação. Eu acho que a
                                    Saúde Coletiva pode ser um eixo no curso e principalmente por esse
                                    espaço  de  prática  na  rede  básica  que  ela  tem  aqui  na  UnicenP.
                                    (GUNICENP1)



                                            Depois  de  quatro  anos  executando  as  disciplinas  com  um

                            único professor para cada série, em 2007, quando as quatro primeiras séries

                            foram efetivamente implantadas, o grupo de professores de Saúde Coletiva foi

                            se configurando em uma equipe, com atuação docente em todas as séries,


                            reprogramando conteúdos e atividades a serem desenvolvidos ao longo dos

                            quatro  primeiros  anos  e  articulando-os  com  os  dois  estágios  do  Internato,

                            posteriormente.





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