Page 237 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 237
216
)*
3ª CATEGORIA ANALÍTICA: ESTRATÉGIAS DA
SAÚDE COLETIVA NA UnicenP
As estratégias predominantes e as formas de organização das
atividades didáticas das disciplinas de Saúde Coletiva efetivamente
executadas, assim como os instrumentos de avaliação dos estudantes em
cada uma das quatro disciplinas do curso e nos dois estágios do Internato são
os objetos de análise nesta categoria.
Os planos de ensino de cada uma das disciplinas está no
Portal da UnicenP na Internet, espaço onde todos os professores colocam as
suas atividades programadas, além da bibliografia recomendada.
O portal eletrônico é um recurso educacional importante para
a execução do plano de ensino do curso na instituição, ao qual os estudantes
têm acesso através da intranet, inclusive das suas casas. Nesse ambiente
virtual eles podem conhecer os materiais educacionais preparados pelos
professores, comunicar-se com os responsáveis pelas disciplinas e receber
avisos e sugestões.
As atividades de planejamento curricular acontecem no
começo de cada semestre e são lideradas pela coordenação do curso e por
quatro supervisores acadêmicos que atuam nos locais de prática, a saber:
Rede Básica de Saúde, Hospital da Cruz Vermelha, Hospital Pequeno
Príncipe e Hospital do Trabalhador. Essa equipe trabalha de forma autônoma,
já que não existe um colegiado de curso na estrutura organizacional da
instituição, conforme relatou um dos gestores (GUNICENP4).
&4
5—/
!. +