Page 240 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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usa como uma motivação concreta para estudar. Defenderam a sua
obrigatoriedade, reconhecendo que não acreditam que possa existir estudo e
dedicação voluntariamente sem cobrança do conhecimento adquirido.
O desenvolvimento das disciplinas e as estratégias adotadas
em cada uma delas constam do Plano de Ensino, onde a metodologia a ser
utilizada em cada um dos quatro bimestres deve estar explicitada, tanto em
relação às aulas teóricas, que se valem freqüentemente do uso do vídeo em
função da boa infra-estrutura das salas de aula, como em relação às práticas.
Quanto ao estágio de Saúde Coletiva no Internato, quando da
realização desta pesquisa, estava em implantação a 5ª série do curso. O
relato de um dos professores, que fazia a supervisão dos estudantes na
própria Unidade Básica de Saúde, é bastante esclarecedor com relação ao
conjunto de atividades que vinham sendo desenvolvidas ainda de uma forma
incipiente, e até mesmo experimental, por se tratar da primeira turma do
curso. Diz ele:
De segunda à sexta, de manhã, a gente faz atividade aqui na UBS.
Sexta à tarde é na UnicenP, um seminário de questões clínicas
voltadas para a lógica da atenção primária. A gente organiza e os
alunos apresentam esse seminário baseado no material teórico e
prático que a gente leva daqui. Na terça e na quinta eles têm
atividades complementares sobre Políticas Públicas e
Epidemiologia, que não são os professores do internato que dão.
Aqui, eu tento ocupar o tempo deles, enchendo a agenda. A minha
proposta é a seguinte: eles vêm aqui e atuam como médicos mesmo,
botando a mão na massa. Os estudantes têm 10 pacientes de manhã,
são duas equipes de dois alunos cada e eles atendem cinco pacientes
por período, de manhã, e das 11 às 11h45min, eles apresentam um
caso do dia anterior nesse período. No período da tarde, junto a
esses quatro alunos, vêm mais quatro alunos de outra Unidade. Nós
somos quatro professores do Internato, dois em 40 horas, dois em 20
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