Page 241 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    horas. Aí os alunos que estavam com o professor em 20 horas vêm
                                    para cá à tarde. Então, à tarde são oito alunos. Principalmente nós,
                                    na  UBS  do  Santos  Andrade  e  os  outros  nos  Hospitais  ou  na
                                    Maternidade. Para esses oito alunos, a prioridade é o atendimento
                                    de consultório. Só que à tarde, nas Unidades em Curitiba, elas fazem
                                    ações  programadas.  Nesta  Unidade,  tem  quatro  programas:
                                    hipertenso,  diabético,  puericultura  e  pré-natal.  A  gente  está
                                    tentando, com muita dificuldade, implantar um programa de saúde
                                    mental.  Dificuldade  eu  vejo,  não  a  contragosto  da  Unidade,  ao
                                    contrário,  acho  até  que  eles  querem.  Mas  porque  eu  sinto  que  a
                                    gente ainda não é reconhecido como parte integrante da equipe. Eu
                                    acho que eles têm bons motivos para não nos reconhecer como parte
                                    integrante  da  equipe,  porque  nós  estamos  há  pouco  tempo,  não
                                    temos  vagas  definidas,  então  a  equipe  fica  meio  perdida  no
                                    agendamento de pacientes para a gente. E por conta disso, se só a
                                    gente  está  criando  esse  programa,  então  nós  vamos  ter  que  dar
                                    conta,  porque  quem  nós  vamos  encaminhar  para  lá?  Então  fica
                                    difícil de tocar. Eu supervisiono os estudantes nas suas atividades de
                                    assistência.  Os  internos  não  observam  consultas  dos  médicos  da
                                    Secretaria.  Os  recursos  didáticos  utilizados  no  Internato  aqui  na
                                    UBS em Curitiba, todas as salas tem computador, tudo INTRANET,
                                    o acesso a prontuários é eletrônico. A referência bibliográfica que
                                    eu  uso  é  o    livro  Medicina  Ambulatorial  do  Bruce  Duncan  da
                                    UFRGS, que todas as UBSs de Curitiba têm disponível, mas outros
                                    professores usam outros recursos educacionais da área médica. Não
                                    existe uma definição da coordenação do curso em relação à adoção
                                    deste ou aquele material. (PUNICENP6)



                                            A  avaliação  discente  no  Internato  é  feita  através  de  um

                            instrumento onde se procura verificar o domínio de conhecimentos, que não


                            são  apenas  da  Saúde  Coletiva,  mas  também  conhecimentos  clínicos.  O

                            formulário tenta basicamente avaliar o relacionamento com a equipe de saúde

                            e  a  comunidade.    O  último  item,  com  maior  peso,  procura  medir  a

                            competência  do  interno,  avaliando-o  em  relação  aos  seus  conhecimentos,


                            habilidades  clínicas  e  atitudes  profissionais  adquiridas  ao  longo  das  quinze

                            semanas de atividades que se desenvolvem no Estágio de Saúde Coletiva I.






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