Page 246 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            que  são  os  coordenadores  do  curso,  e  a  diretora  do  Núcleo  de  Ciências

                            Biológicas e da Saúde, uma vez que não existem departamentos na estrutura

                            administrativa da UnicenP.



                                            Esta  ausência  de  estrutura  departamental  distribui  os

                            professores  de  uma  forma  mais  horizontal,  e  todos  estão  submetidos

                            diretamente apenas à coordenação do curso, que cumpre o papel de gestor

                            acadêmico  e  administrativo,  estando  sempre  em  contato  com  todos  os

                            professores,  acompanhando,  orientando,  contratando  novos  docentes


                            necessários para a implantação do curso, com poder de demitir aqueles que

                            não demonstrarem adesão ao projeto pedagógico.


                                            Existem  vários  limites  da  gestão  que  são  próprios  de  uma


                            instituição  privada  menos  comprometida  com  a  pesquisa,  mas  observa-se

                            uma grande determinação institucional em garantir a efetiva implantação dos

                            eixos  centrais  do  currículo  expressos  no  seu  PPP,  construído  à  luz  das

                            Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Medicina.



                                            O  gestor  que  coordena  a  área  de  Saúde  Coletiva  na

                            instituição fez uma avaliação muito positiva da influência exercida pela área no

                            processo  de  planejamento  e  execução  de  toda  a  proposta  pedagógica  do

                            curso:



                                    Em  função  desse  nosso  perfil  de  estarmos  muito  presentes  na
                                    instituição,  com  uma  grande  carga  horária,  e  de  nós  termos  uma
                                    grande ponte com a coordenação do curso, o espaço para elaborar
                                    uma  proposta  de  integração  nos  foi  dado.  A  própria  coordenação
                                    disse: “olha, nós queremos que exista uma espinha dorsal...” essa é
                                    a palavra que o coordenador do curso definiu conosco. A espinha

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