Page 246 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 246
225
)*
que são os coordenadores do curso, e a diretora do Núcleo de Ciências
Biológicas e da Saúde, uma vez que não existem departamentos na estrutura
administrativa da UnicenP.
Esta ausência de estrutura departamental distribui os
professores de uma forma mais horizontal, e todos estão submetidos
diretamente apenas à coordenação do curso, que cumpre o papel de gestor
acadêmico e administrativo, estando sempre em contato com todos os
professores, acompanhando, orientando, contratando novos docentes
necessários para a implantação do curso, com poder de demitir aqueles que
não demonstrarem adesão ao projeto pedagógico.
Existem vários limites da gestão que são próprios de uma
instituição privada menos comprometida com a pesquisa, mas observa-se
uma grande determinação institucional em garantir a efetiva implantação dos
eixos centrais do currículo expressos no seu PPP, construído à luz das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Medicina.
O gestor que coordena a área de Saúde Coletiva na
instituição fez uma avaliação muito positiva da influência exercida pela área no
processo de planejamento e execução de toda a proposta pedagógica do
curso:
Em função desse nosso perfil de estarmos muito presentes na
instituição, com uma grande carga horária, e de nós termos uma
grande ponte com a coordenação do curso, o espaço para elaborar
uma proposta de integração nos foi dado. A própria coordenação
disse: “olha, nós queremos que exista uma espinha dorsal...” essa é
a palavra que o coordenador do curso definiu conosco. A espinha
)4
5—
+
$+
. +