Page 247 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 247

226

                             )*


                                    dorsal deste curso é a Saúde Coletiva. Lógico que a espinha dorsal
                                    não  é  suficiente  para  sustentar  o  corpo,  nós  precisamos  dos
                                    músculos, nós precisamos dos outros órgãos, precisamos de tudo o
                                    mais. Mas a espinha dorsal tem de estar presente em todos os níveis
                                    de  sustentação  do  corpo.  Nós  estamos  presentes  em  tudo,  nós
                                    conversamos com todos os professores do curso, quando nós fomos
                                    discutir  a  nossa  integração.  Nós  não  deixamos  de  avaliar  o  que
                                    estava acontecendo com o restante do curso, a nossa posição - que
                                    foi apresentada à coordenação – é integrar uma disciplina que não
                                    pertence  a  área  de  Saúde  Coletiva,  mas  na  nossa  opinião  as
                                    atividades desenvolvidas em Educação e Saúde devem contar com o
                                    apoio dos professores da Clínica Médica, da Geriatria, da Medicina
                                    do Adolescente e  da Pediatria. (GUNICENP3)



                                            Garantir que o corpo docente seja constituído por professores

                            de  Medicina  que  tenham  como  principal  objetivo  a  boa  formação  geral  do

                            médico,  tal  como  expressa  o  seu  PPP,  e  não  apenas  por  professores


                            especialistas em Saúde Coletiva ou de Anatomia ou de qualquer outra área de

                            conhecimento,  é  o  grande  desafio  dos  gestores  desse  jovem  curso  de

                            Medicina.


                                            Acredita-se  que  a  falta  de  departamentos  e  a  conseqüente


                            horizontalização dos docentes, vinculados a um coordenador, torna mais fácil

                            a revisão e o aprimoramento contínuo do projeto pedagógico do curso.


                                            Os estudantes, no grupo focal, não se manifestaram sobre a

                            inserção  da  Saúde  Coletiva  no  Projeto  Pedagógico,  muito  provavelmente


                            porque  a  “juventude”  do  curso  dificulte  a  visualização  da  sua  conformação

                            atual,  tendo  em  vista  a  necessidade  dele  se  firmar  no  cenário  atual  da

                            educação médica.





                           )4  

5—
+
$+
	
. +
   242   243   244   245   246   247   248   249   250   251   252