Page 248 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                 5ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  ADERÊNCIA  DA UnicenP ÀS
                                DIRETRIZES  CURRICULARES   NACIONAIS


                                  Esta  categoria  tem  o  objetivo  de  analisar  a  aderência  do  Curso  de

                            Medicina  da  UnicenP  às  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  do  Curso  de

                            Graduação  em  Medicina,  instituídas  pela  Câmara  de  Educação  Superior  do


                            Conselho  Nacional  de  Educação  através  da  Resolução  Nº  4,  de  7  de

                            novembro  de  2001,  e  também  enfocar  como  se  realiza  o  ensino  da  Saúde

                            Coletiva  na  graduação  médica  em  termos  de  estágios  de  implementação

                            dessas diretrizes curriculares nacionais.



                                            Na  visão  de  um  dos  gestores  entrevistados,  o  curso  em

                            termos  de  estágios  de  implementação  das  diretrizes  conseguiu  avançar  em

                            vários  aspectos  do  que  está  preconizado  em  termos  das  competências  e


                            habilidades gerais. Veja como ele quantificou a aderência do PPP como um

                            todo:

                                    Pensando  o  Projeto  Político-Pedagógico  como  um  todo,  acho  que
                                    estamos no estágio três, numa escala de um a três. Numa visão muito
                                    impressionista eu diria uns 80%. Eu já preenchi aquele instrumento
                                    de avaliação do curso para a Comissão de Avaliação da ABEM e
                                    confesso não ter uma avaliação se a percepção da coordenação tem
                                    haver com o esforço feito ou do que foi efetivamente implantado. O
                                    que me chama a atenção é o fato desse projeto pedagógico à luz das
                                    diretrizes  estar  sendo  implantado  quase  que  na  sua  integralidade,
                                    com algumas dificuldades. Não aconteceu com o curso os medos que
                                    eu  tinha  que  acontecesse  que  era  quando  os  alunos  entrassem  no
                                    ciclo  clínico  e  se  estabelecesse  uma  relação  de    poder,  com  total
                                    hegemonia da clínica ou dos clínicos e que a gente  ficasse com o
                                    primeiro e segundo anos como um reduto do humanismo, um reduto
                                    da  discussão  de  Saúde  da  Família  e  quando  chegasse  no  hospital
                                    isso  se  rompesse.  Não  aconteceu  também  uma  fragmentação  das
                                    disciplinas, no sentido delas se isolarem em guetos, não aconteceu a
                                    departamentalização  do  curso,  nenhuma  disciplina  que  tenha
                                    modulado  por  área  de  conhecimento.  Não  aconteceu  de  a  Clínica
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5— 
8. +

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