Page 244 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 244

223

                             )*


                                            O segundo eixo de análise, estabelecido a partir do currículo

                            relatado pelos entrevistados, foi o da Saúde Coletiva no Contexto do Curso,

                            que  se  refletiu  em  duas  categorias  analíticas:  a  Inserção  no  Projeto

                            Pedagógico  e  a  Aderência  às  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  para  a


                            Graduação em Medicina.



                                 4ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  INSERÇÃO  NO
                                   PROJETO  PEDAGÓGICO  DA  UnicenP



                                            Esta categoria de análise pretende apresentar a inserção da

                            área de Saúde Coletiva no currículo do curso de medicina da UnicenP.



                                            Como  o  corpo  docente  do  curso  de  medicina  não  estava

                            constituído  até  2003,  a  construção  do  seu  Projeto  Pedagógico  não  foi  um

                            empreendimento coletivo.



                                            Os princípios do trabalho pedagógico e as metodologias que

                            estão escritas no currículo prescrito não se traduzem na matriz curricular do

                            Projeto Político-Pedagógico aprovado, que é disciplinar e formatada dentro de

                            formas de avaliação absolutamente tradicionais, com pouco espaço para as


                            atividades complementares (75 horas por ano).


                                            O currículo do curso prevê a elaboração de uma monografia

                            no  Internato  Médico,  como  uma  forma  de  estimular  o  desenvolvimento


                            científico dos estudantes, embora com uma carga horária pequena (45 horas

                            na 5ª e na 6ª séries).


                           )4  

5—
+
$+
	
. +
   239   240   241   242   243   244   245   246   247   248   249