Page 244 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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O segundo eixo de análise, estabelecido a partir do currículo
relatado pelos entrevistados, foi o da Saúde Coletiva no Contexto do Curso,
que se refletiu em duas categorias analíticas: a Inserção no Projeto
Pedagógico e a Aderência às Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Graduação em Medicina.
4ª CATEGORIA ANALÍTICA: INSERÇÃO NO
PROJETO PEDAGÓGICO DA UnicenP
Esta categoria de análise pretende apresentar a inserção da
área de Saúde Coletiva no currículo do curso de medicina da UnicenP.
Como o corpo docente do curso de medicina não estava
constituído até 2003, a construção do seu Projeto Pedagógico não foi um
empreendimento coletivo.
Os princípios do trabalho pedagógico e as metodologias que
estão escritas no currículo prescrito não se traduzem na matriz curricular do
Projeto Político-Pedagógico aprovado, que é disciplinar e formatada dentro de
formas de avaliação absolutamente tradicionais, com pouco espaço para as
atividades complementares (75 horas por ano).
O currículo do curso prevê a elaboração de uma monografia
no Internato Médico, como uma forma de estimular o desenvolvimento
científico dos estudantes, embora com uma carga horária pequena (45 horas
na 5ª e na 6ª séries).
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