Page 249 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 249

228

                             )*


                                    Médica ser dada com uma visão de fragmentação. O que eu tinha
                                    medo  era  que  na  primeira  reunião  os  professores  dividissem  60
                                    horas  para  cada  um  e  modulassem,  também  não  aconteceu,  tem
                                    coisas  que  a  gente  não  conseguiu  tratar  adequadamente  como  as
                                    Habilidades  Clínicas  no  Laboratório  Morfofuncional,  isso  é  muito
                                    incipiente, mas o laboratório está lá.  Mas essa visão que eu tenho
                                    mais otimista do curso é em função do fato das grandes catástrofes
                                    não  terem  acontecido  que  seria  a  fragmentação  entre  básico  e
                                    clínico,  a  fragmentação  entre  as  disciplinas,  a  hegemonia  do
                                    pensamento clínico em relação ao conteúdo. Agora se esse aluno, no
                                    momento em que ele está saindo, se ele tem isso na sua formação, eu
                                    não sei. (GUNICENP1)



                                            O depoimento de outra gestora do curso reforça esta opinião


                            do coordenador do curso, para quem a medicina já começou impregnada do

                            que as diretrizes apontavam no seu documento e que teria sido o grande guia

                            que  orientou  a  elaboração  do  seu  Projeto  Político  Pedagógico  original  e

                            durante a sua execução:



                                    Acho que a aderência do projeto pedagógico do curso (de medicina)
                                    efetivamente  executado  às  diretrizes  curriculares  é  grande.  O
                                    currículo executado é muito melhor que o documento escrito. Ele se
                                    aproxima muito mais das diretrizes. Eu diria que uns 80%, mas acho
                                    que  ainda  pode  ser  melhor.  A  partir  da  experiência  com  a
                                    implantação de cada uma das séries, certamente ocorrerão ajustes, o
                                    que  me  parece  extremamente  saudável,  desejável. Não  acho  que  a
                                    concepção  do  curso  vai  mudar,  porque  a  experiência  tem
                                    demonstrado  que  estamos  no  caminho  certo,  mas  certamente
                                    podemos melhorar. (GUNICENP2)




                                            Observa-se  nos  gestores  uma  preocupação  com  o

                            aprimoramento contínuo  do  curso,  uma  avaliação  claramente positiva que  é


                            feita, mesmo sem terem recebido ainda a visita da Comissão do Ministério da

                            Educação  para  verificação  das  condições  de  oferta,  de  não  terem  uma



                           74  

5— 
8. +

                           9 

  


:
   244   245   246   247   248   249   250   251   252   253   254