Page 254 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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1. Distrito Sanitário do CIC, com 92 estudantes;
2. Distrito Sanitário da Matriz (Mãe Curitibana), com 46
estudantes;
3. Distrito Sanitário do Portão, com 84 estudantes;
4. Distrito Sanitário de Santa Felicidade, com 140
estudantes.
No início de setembro de 2007 foi realizada a 9ª Conferência
Municipal da Saúde de Curitiba, composta por 600 delegados eleitos e por
representantes das instituições que atuam na rede municipal de saúde, para
discutir os rumos do SUS no município e avaliar, monitorar e deliberar sobre a
implementação do Plano Municipal da Saúde 2006/2009 (Scucato, 2008).
Na visão do professor responsável por fazer as negociações
operacionais com o Centro de Educação em Saúde, por ter trabalhado por
muitos anos na Secretaria Municipal de Saúde e conhecer bem a rede básica,
esta integração entre o ensino e o serviço de saúde é a possibilidade de se ter
no futuro um médico melhor formado para a realidade do SUS em Curitiba,
como se observa no seu depoimento:
Claro que no primeiro ano, segundo ano, os alunos são
observadores. No terceiro ano, eles já começam a atender junto com
o professor na prática em Saúde da Família, começam a ver a
clínica. O quarto ano, hoje em dia, eles basicamente fazem uma
pesquisa científica relacionada ao tema da atenção primária. E no
quinto ano, que é o início do Internato, o foco dos estudantes
realmente são os pacientes, de uma maneira muito ativa.. Eu já
trabalhei na Secretaria, atualmente não trabalho. O que a gente tem
feito é assim: o professor que está na Unidade de Saúde recebe
remuneração da UnicenP. Agora, o funcionário da Secretaria
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