Page 250 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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segunda avaliação dos estudantes do progresso dos conhecimentos
científicos adquiridos, pelo fato de não terem podido participar do ENADE em
2007.
Identifica-se um esforço para a constituição de uma
graduação voltada para a formação geral do médico, mais crítica e humanista,
articulada com o sistema de saúde de Curitiba e região metropolitana. Além
disso, há um trabalho específico para a formação docente, centrado em um
Programa de Educação Permanente em Saúde Coletiva que se traduz por um
Curso de Atualização e Especialização em Saúde Coletiva, com o objetivo de
implementar e fortalecer a constituição de uma massa crítica de professores e
de profissionais dos serviços de saúde, capazes de levar adiante as práticas
inovadoras mais ativas neste campo nos próximos anos.
Se por um lado fica evidente para os agentes da UnicenP
(particularmente para os gestores) o mérito pela implementação do curso com
a formatura da primeira turma em 2008, por outro, há um relativo consenso
sobre a dificuldade de uma eventual reforma posterior, tendo em vista a
complexidade para viabilizar a sustentação do programa sob novas bases
políticas, conceituais e pedagógicas.
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