Page 252 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 252
231
)*
A partir do currículo relatado pelos entrevistados, o terceiro
eixo de análise foi o das parcerias externas da Saúde Coletiva, que se
traduziu em uma categoria analítica referente à articulação com os serviços de
saúde, ou seja, os cenários onde se dão as práticas de ensino.
6ª CATEGORIA ANALÍTICA: PARCERIA DA UnicenP COM
OS SERVIÇOS DE SAÚDE
A Prefeitura de Curitiba fez uma regionalização da cidade e
estabeleceu os Distritos Sanitários Universitários para cada uma das
instituições de ensino superior que atuam na cidade interessadas em fazer
parceria com os serviços de saúde (Moysés et al., 2001; Scucato, 2008).
Existe um convênio geral, inclusive para os outros cursos da
área da saúde, em que a contrapartida da UnicenP é a concessão de bolsas
para pós-graduação a funcionários da Secretária de Saúde, cujos registros de
certificação são considerados no processo de crescimento funcional do
servidor. Há ainda o compromisso da UnicenP em viabilizar espaços como
auditórios e salas de aula além de equipamentos para atividades que visem
ao aperfeiçoamento profissional de servidores e representantes de usuários
do SUS.
No Curso de Medicina, especificamente, a parceria vem sendo
construída gradativamente, em função da implantação de cada uma das seis
séries do curso cuja finalização da primeira turma aconteceu em 2008.
;4
5—+
. +
!