Page 252 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 252

231

                             )*


                                            A  partir  do  currículo  relatado  pelos  entrevistados,  o  terceiro

                            eixo  de  análise  foi  o  das  parcerias  externas  da  Saúde  Coletiva,  que  se

                            traduziu em uma categoria analítica referente à articulação com os serviços de

                            saúde, ou seja, os cenários onde se dão as práticas de ensino.




                                 6ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  PARCERIA  DA  UnicenP  COM

                                OS  SERVIÇOS  DE  SAÚDE

                                            A  Prefeitura  de  Curitiba  fez  uma  regionalização  da  cidade  e


                            estabeleceu  os  Distritos  Sanitários  Universitários  para  cada  uma  das

                            instituições  de  ensino  superior  que  atuam  na  cidade  interessadas  em  fazer

                            parceria com os serviços de saúde (Moysés et al., 2001; Scucato, 2008).



                                            Existe um convênio geral, inclusive para os outros cursos da

                            área da saúde, em que a contrapartida da UnicenP é a concessão de bolsas

                            para pós-graduação a funcionários da Secretária de Saúde, cujos registros de

                            certificação  são  considerados  no  processo  de  crescimento  funcional  do


                            servidor.  Há  ainda  o  compromisso  da  UnicenP  em  viabilizar  espaços  como

                            auditórios e salas de aula além de equipamentos para atividades que visem

                            ao  aperfeiçoamento  profissional  de  servidores  e  representantes  de  usuários

                            do SUS.



                                            No Curso de Medicina, especificamente, a parceria vem sendo

                            construída gradativamente, em função da implantação de cada uma das seis

                            séries do curso cuja finalização da primeira turma aconteceu em 2008.




                           ;4  

5—+

. +

                           
!
   247   248   249   250   251   252   253   254   255   256   257