Page 255 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Municipal não recebe diretamente nada da universidade. Ele poderá
vir a receber uma vaga para um curso de especialização, mas isso a
gente não tem gerência. Depois de acertar com o nível central eu
converso com a autoridade sanitária local. Essas Unidades que hoje
são campo de estágio dos alunos do 5ºano, as quatro Unidades, eu
visitei pessoalmente, conversei com a equipe, expliquei a proposta
do estágio, e os alunos do Internato vão lá para atender, vão se
inserir no processo de trabalho da Unidade e eles vão ajudar a
Unidade a dar respostas às demandas. São duas duplas de alunos,
que atendem de manhã dez pacientes, é uma capacidade de resposta
a mais que a Unidade dá. E à tarde eles fazem programa e também
ajudam a atender os pacientes. Para a Unidade, se por um lado ela
tem que abrir um espaço para receber os estudantes, em
contrapartida eles ajudam no atendimento, aumentam a força de
trabalho daquela equipe. Se o sistema de saúde precisa de mão de
obra qualificada para trabalhar, ele tem que permitir que as escolas
utilizem esse espaço de conhecimento como campo de estágio, para
sensibilizar os estudantes para trabalhar ali. Se não as Escolas
Médicas formam um monte de especialistas, que depois ninguém
acha médico para trabalhar no sistema público, porque ninguém
está sensibilizado. O que já está sendo diferente para os nossos
alunos, porque se relacionam bem com a comunidade, têm
habilidade prática para fazer uma anamnese, para abordar o
paciente, são hábeis em escutar o paciente, em se relacionar.
(PUNICENP7)
Na opinião de uma estudante que participou do grupo
focal a parceria com os serviços de saúde tem representado um espaço
importante de conhecimento da realidade médico sanitária da população
do território onde eles têm atuado e uma maior aproximação com os
problemas de saúde da comunidade, que tem canais próprios de
participação e de controle social através das conferências de saúde.
Neste segundo ano, a gente está fazendo o diagnóstico em saúde da
área da Unidade de Saúde, realizamos um seminário com trabalho
escrito sobre os resultados que a gente obteve através de entrevistas
com informantes-chaves (pacientes, com os próprios médicos,
representantes da Associação de Moradores), todo mundo da sala
fez. Nós fomos divididos em grupos de 5 pessoas, cada grupo ficou
com uma micro área, depois esse trabalho foi juntado num único
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5—+
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