Page 255 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 255

234

                             )*


                                    Municipal não recebe diretamente nada da universidade. Ele poderá
                                    vir a receber uma vaga para um curso de especialização, mas isso a
                                    gente  não tem gerência. Depois  de  acertar  com o  nível central eu
                                    converso com a autoridade sanitária local. Essas Unidades que hoje
                                    são campo de estágio dos alunos do 5ºano, as quatro Unidades, eu
                                    visitei pessoalmente, conversei com a  equipe, expliquei  a proposta
                                    do  estágio,  e  os  alunos  do  Internato  vão  lá  para  atender,  vão  se
                                    inserir  no  processo  de  trabalho  da  Unidade  e  eles  vão  ajudar  a
                                    Unidade a dar respostas às demandas. São duas duplas de alunos,
                                    que atendem de manhã dez pacientes, é uma capacidade de resposta
                                    a mais que a Unidade dá. E à tarde eles fazem programa e também
                                    ajudam a atender os pacientes. Para a Unidade, se por um lado ela
                                    tem  que  abrir  um  espaço  para  receber  os  estudantes,  em
                                    contrapartida  eles  ajudam  no  atendimento,  aumentam  a  força  de
                                    trabalho daquela equipe. Se o sistema de saúde precisa de mão de
                                    obra qualificada para trabalhar, ele tem que permitir que as escolas
                                    utilizem esse espaço de conhecimento como campo de estágio, para
                                    sensibilizar  os  estudantes  para  trabalhar  ali.  Se  não  as  Escolas
                                    Médicas  formam  um  monte  de  especialistas,  que  depois  ninguém
                                    acha  médico  para  trabalhar  no  sistema  público,  porque  ninguém
                                    está  sensibilizado.  O  que  já  está  sendo  diferente  para  os  nossos
                                    alunos,  porque  se  relacionam  bem  com  a  comunidade,  têm
                                    habilidade  prática  para  fazer  uma  anamnese,  para  abordar  o
                                    paciente,  são  hábeis  em  escutar  o  paciente,  em  se  relacionar.
                                    (PUNICENP7)


                                            Na  opinião  de  uma  estudante  que  participou  do  grupo


                            focal a parceria com os serviços de saúde tem representado um espaço

                            importante de conhecimento da realidade médico sanitária da população

                            do  território  onde  eles  têm  atuado  e  uma  maior  aproximação  com  os

                            problemas  de  saúde  da  comunidade,  que  tem  canais  próprios  de


                            participação e de controle social através das conferências de saúde.


                                    Neste segundo ano, a gente está fazendo o diagnóstico em saúde da
                                    área da Unidade de Saúde, realizamos um seminário com trabalho
                                    escrito sobre os resultados que a gente obteve através de entrevistas
                                    com  informantes-chaves  (pacientes,  com  os  próprios  médicos,
                                    representantes  da  Associação  de  Moradores),  todo  mundo  da  sala
                                    fez. Nós fomos divididos em grupos de 5 pessoas, cada grupo ficou
                                    com  uma  micro  área,  depois  esse  trabalho  foi  juntado  num  único

                          ;4  

5—+

. +

                          
!
   250   251   252   253   254   255   256   257   258   259   260