Page 259 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Tendo  concluído  os  estudos  de  caso  da  UEL,  UFPR  e

                            UnicenP, importa considerar os dados coletados que, tanto pelo viés da sua

                            convergência  quanto  pelo  da  sua  divergência,  possam  elucidar  a

                            compreensão  do  papel  da  Saúde  Coletiva  na  formação  médica.  A


                            complexidade  dessa  análise  advém  justamente  da  necessidade  de  se

                            respeitar  as  diferentes  possibilidades  de  configuração  institucional,  suas

                            trajetórias e estruturas burocrático-administrativas.


                                            Ao  lado  dessas  singularidades,  é  importante  não  perder  de


                            vista  as  metas  tão  claramente  delineadas  pelas  Diretrizes  Curriculares  dos

                            Cursos de Medicina, em especial, a aproximação com o SUS.


                                            Calcado  nesses  princípios,  o  objetivo  deste  capítulo  é


                            contribuir  para  as  discussões  travadas  no  âmbito  nacional  nos  seguintes

                            planos de abordagem: o Currículo de Medicina e o SUS, os desafios da Saúde

                            Coletiva pela consideração do  que foi feito e, finalmente, o diálogo possível

                            entre as tendências no ensino da Saúde Coletiva.



                                            A  despeito  das  diferentes  configurações  curriculares,

                            observou-se  uma  grande  convergência  de  opiniões  nas  três  instituições

                            estudadas.  O  que  variou  em  cada  caso  foi  a  carga  horária  e  as  diferenças

                            atribuídas à Saúde Coletiva nos módulos, nas disciplinas, nos estágios, nas


                            práticas e nas teorias trabalhadas ao longo do curso.


                                            O  Sistema  Único  de  Saúde  (SUS)  e  a  concepção  dessa

                            proposta  de  organização  dos  serviços  de  saúde,  na  visão  dos  diferentes


                            atores entrevistados da UEL, só apareceram de forma explícita no grupo focal
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