Page 263 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            suas dificuldades financeiras, políticas e de gestão descentralizada (Cordeiro,

                            2001; Paim, 2002d).


                                            Entre os estudantes, o conhecimento ainda incipiente aparece


                            ainda  que  eles  tenham  tido  a  oportunidade  de  participar  de  um  estágio

                            prolongado,  em  Londrina,  nos  módulos  de  Práticas  de  Interação  Ensino,

                            Serviço  e  Comunidade na  UEL,  ou   em  Curitiba,  nas  várias  disciplinas  de


                            Saúde  Comunitária  da  UFPR,  ou  nas  disciplinas  de  Saúde  da  Família  na

                            UnicenP.


                                            Esses módulos ou disciplinas, que são oferecidos da primeira


                            série  do  curso  até  o  Internato  Médico,  como  é  o  caso  da  UnicenP  e  da

                            UFPR, proporcionam  aos  estudantes  a  vivência  e  a  experimentação  da

                            realidade  do  SUS, desenvolvidas  em  cidades  onde o  Programa  Saúde  da

                            Família já foi efetivamente implantado e vem perseguindo o ideal de melhorar


                            a  qualidade  do  atendimento  e  desenvolver  a  promoção  da  saúde  pelas

                            equipes de saúde, com o controle social exercido pelos Conselhos Locais de

                            Saúde (Silva, 2001; Paim, 2002e).



                                            Vale  ressaltar  um  ponto  comum  entre  as  instituições

                            estudadas, que é o fato de os cursos estarem inseridos em cidades onde a

                            implantação  do  SUS  está  bastante  avançada  (Ducci,  2001;  Paim,  2002c).

                            Assim, mesmo tendo docentes com inserções institucionais onde se valoriza


                            mais  uma  prática  de  pesquisa  ou  docentes  que  são  contratados  como

                            horistas, o reflexo dessas características na diferenciação do ensino da Saúde

                            Coletiva parece ser pouco significativo, do ponto de vista dos atores.
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