Page 264 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Como  se  constatou  no  caso  da  UEL,  há  mudanças  na

                            correlação de forças entre os diversos sujeitos dentro da instituição. Portanto,

                            as  transformações  envolvem  a  construção  de  novos  paradigmas,  incidindo

                            sobre  o  próprio  processo  de  produção  do  conhecimento  (UEL,  1998;  UEL,


                            1999; UEL, 2002).


                                            Embora  a  mudança  curricular  da  UEL  seja  profunda,

                            apontando para importantes alternativas para a educação médica, ela não é,

                            em si mesma, a resposta definitiva para todas as demandas de formação. Já


                            em 1999, Feuerwerker & Sena diziam que as inovações nos processos e nas

                            relações  não  bastaram  para  chegar  aonde  se  pretendia,  uma  conclusão

                            pautada na análise dos processos desencadeados através dos projetos UNI


                            (Uma Nova Iniciativa na Educação dos Profissionais de Saúde – união com a

                            comunidade), iniciativa para educação dos profissionais de saúde promovida

                            pela Fundação Kellogg em 1991, no qual se destacou o PROUNI de Londrina

                            (Kisil, 1996; Tancredi et al., 1999).



                                            Essas conclusões são ainda hoje pertinentes, tendo em vista

                            o  currículo  analisado  na  UEL.  O  que  existe  de  específico,  neste  caso,  é

                            justamente a sua capacidade, demonstrada ao longo dos últimos 40 anos, de

                            manter o diálogo com a organização dos serviços de saúde a nível local e se


                            colocar à frente o desafio permanente da renovação do modelo de educação

                            dos médicos (Almeida, 1979; Almeida, 2007).


                                            O melhor currículo de medicina da UEL não foi aquele que se


                            implantou em um determinado momento, porque os embates entre o novo e o
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