Page 262 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            paradigma, refere-se ao conceito de “SUS democrático”, uma visão social e

                            utópica  de  sistema  de  saúde  baseada  numa  visão  também  utópica  de

                            sociedade  contida  na  proposta  e  no  projeto  da  Reforma  Sanitária  Brasileira


                            (Paim  e  Almeida  Filho,  2000),  uma  vez  que  os  docentes,  de  certa  forma,

                            participaram e participam desse processo de construção do SUS no seu dia-a-

                            dia (Paim, 2002a).


                                            A  diferença  entre  a  perspectiva  dos  estudantes  e  dos

                            professores em relação ao SUS e seus princípios, apesar da sua instituição

                            jurídica há 20 anos, talvez possa estar mais diretamente relacionada às suas


                            diferentes representações sociais como fatores que explicam essa realidade,

                            entendendo-as  como  “teorias  sobre  saberes  populares  e  do  senso  comum,

                            elaboradas  e  partilhadas  coletivamente,  com  a  finalidade  de  construir  e


                            interpretar o real” (Oliveira e Werba, 2002).

                                            No  caso,  se  é  verdade  que  os  docentes  têm  maior


                            familiaridade com o tema, considerando-o como parte de um saber técnico já

                            incorporado, para os estudantes existe a necessidade de transformar o saber

                            popular  (ou  suposto  saber)  em  um  conhecimento  profissionalmente

                            constituído, capaz de orientar a postura do futuro médico em face da proposta,


                            da realidade e dos desafios a serem assumidos.


                                            Percebe-se que os significados e valores dos estudantes em

                            relação  ao  SUS  são  bem  diferentes  dos  significados  e  valores  dos

                            professores,  revelando  vários  tipos  de  representações  pela  falta  de

                            conhecimento sobre a organização dos serviços de saúde nos municípios e as
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