Page 260 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            dos estudantes. Na UFPR, além dos estudantes, um dos professores também

                            fez referência ao assunto; na UnicenP, houve grande debate no grupo focal

                            dos  estudantes,  além  de  um  professor  e  um  gestor  terem  opinado  sobre  o

                            tema.



                                            Na  análise das  manifestações  dos  estudantes,  o  que  fica

                            evidente é a expectativa de conhecer o SUS na sua complexidade, seja pela


                            possibilidade de apreender os paradoxos entre a proposta e a realidade, seja

                            pela  visão  mais  crítica  do  seu  processo  de  implementação  (o  histórico  do

                            projeto da reforma sanitária brasileira e o seu impacto). As passagens que se

                            seguem ilustram, respectivamente, essas duas tendências:



                                    Outro  aspecto  que  eu  achei  bem  importante  é  que  como  teve  nos
                                    módulos  temáticos  toda  a  parte  de  conhecimento  dos  serviços  de
                                    saúde,  como  que funcionam, como  que  é  no papel, depois a  gente
                                    vendo  agora  no  Internato,  vivenciando  o  SUS  aqui  em  baixo,  fica
                                    muito  melhor  da  gente  entender  como  é  que  está  a  realidade  de
                                    saúde no Brasil. (EUEL5)


                                    Uma  coisa  que  eu  sinto  falta,  na  formação,  é  ter  uma  visão  mais
                                    questionadora do porquê da existência do SUS. Eu acho que mesmo
                                    no módulo de Abrangências a gente aprende - pelo menos a intenção
                                    é  aprender  -  o  funcionamento  do  SUS,  mas  eu  vejo  que  poucas
                                    pessoas saem desse módulo com uma visão de qual foi a evolução
                                    que o SUS trouxe para a saúde no Brasil. (EUEL2)



                                            É interessante notar que, no que diz respeito ao conhecimento


                            do SUS, a posição dos estudantes não se configura como uma demanda de

                            ordem  estrutural  ou  curricular.  Antes  disso,  ela  parece  estar  relacionada

                            apenas ao modo como o tema deve ser trazido e refletido no grupo tutorial

                            pelo atual programa da UEL, ou pelas disciplinas nas outras instituições.
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