Page 245 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            A principal meta da escola médica da UnicenP, a curto prazo,

                            é executar a implantação completa do curso até o final de 2008 garantindo a

                            formatura da primeira turma, que terá o seu diploma reconhecido pela Portaria

                            Nº 40 do MEC de 12/12/2007, apesar da ausência de visita da verificação das


                            condições de oferta realizada pelo MEC.


                                            Uma  vez  garantido  o  reconhecimento  oficial  do  curso  e  o

                            fechamento  do  primeiro  processo  de  formação,  fica  o  desafio  de  rever  e

                            aprimorar o projeto instituído.



                                            A seguir, o relato de um dos gestores sobre as perspectivas

                            de futuro para o curso:


                                    Para 2009, pensa-se em fazer uma reformulação ou uma atualização
                                    do  Projeto  Político  Pedagógico  (PPP)  na  instituição,  depois  de
                                    formada a primeira turma. Eu penso que a gente vai ter que fazer,
                                    mas tenho muito medo disso. Eu estou resistindo bravamente, porque
                                    alguns  professores,  descontentes  com  a  sua  carga  horária,  estão
                                    esperando esse momento para disputar, e mesmo agora o professor
                                    de Semiologia tentou me mostrar que tinha pouca carga horária em
                                    Semiologia e muita em Saúde da Família. Eu penso que a gente vai
                                    ser muito conservador nesse processo de mexer no projeto enquanto
                                    a gente não conseguir fazer uma boa discussão dele no sentido do
                                    que vai mudar e o que não vai mudar; então, a grande questão dos
                                    professores  é  o  aumento  da  carga  horária  da  sua  disciplina  e  eu
                                    tenho  muito  medo  de  abrir  uma  discussão  num  certo  momento  e
                                    perder  o  controle  da  situação.  O  PPP  foi  quase  que  totalmente
                                    implantado na essência até a 5ª série. Tem pouquíssima coisa ali que
                                    não  foi  cumprida,  embora  eu  te  coloque  existir  uma  incoerência
                                    entre  o  texto  e  a  grade  curricular.  O  texto,  em  alguns  momentos,
                                    remete  muito  a  metodologias  inovadoras,  acho  que  poucas  coisas
                                    não foram implantadas, como o inglês médico, a informática médica,
                                    o direito médico, que a gente avançou pouco e que está no projeto
                                    original. (GUNICENP1)



                                            Esse depoimento reflete um grande esforço em garantir certa

                            blindagem  na  defesa  do  projeto  pedagógico  pelos  seus  principais  gestores,

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