Page 245 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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A principal meta da escola médica da UnicenP, a curto prazo,
é executar a implantação completa do curso até o final de 2008 garantindo a
formatura da primeira turma, que terá o seu diploma reconhecido pela Portaria
Nº 40 do MEC de 12/12/2007, apesar da ausência de visita da verificação das
condições de oferta realizada pelo MEC.
Uma vez garantido o reconhecimento oficial do curso e o
fechamento do primeiro processo de formação, fica o desafio de rever e
aprimorar o projeto instituído.
A seguir, o relato de um dos gestores sobre as perspectivas
de futuro para o curso:
Para 2009, pensa-se em fazer uma reformulação ou uma atualização
do Projeto Político Pedagógico (PPP) na instituição, depois de
formada a primeira turma. Eu penso que a gente vai ter que fazer,
mas tenho muito medo disso. Eu estou resistindo bravamente, porque
alguns professores, descontentes com a sua carga horária, estão
esperando esse momento para disputar, e mesmo agora o professor
de Semiologia tentou me mostrar que tinha pouca carga horária em
Semiologia e muita em Saúde da Família. Eu penso que a gente vai
ser muito conservador nesse processo de mexer no projeto enquanto
a gente não conseguir fazer uma boa discussão dele no sentido do
que vai mudar e o que não vai mudar; então, a grande questão dos
professores é o aumento da carga horária da sua disciplina e eu
tenho muito medo de abrir uma discussão num certo momento e
perder o controle da situação. O PPP foi quase que totalmente
implantado na essência até a 5ª série. Tem pouquíssima coisa ali que
não foi cumprida, embora eu te coloque existir uma incoerência
entre o texto e a grade curricular. O texto, em alguns momentos,
remete muito a metodologias inovadoras, acho que poucas coisas
não foram implantadas, como o inglês médico, a informática médica,
o direito médico, que a gente avançou pouco e que está no projeto
original. (GUNICENP1)
Esse depoimento reflete um grande esforço em garantir certa
blindagem na defesa do projeto pedagógico pelos seus principais gestores,
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