Page 239 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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A avaliação do ensino tem um sistema tradicional em respeito
a uma resolução específica da Universidade que estabelece duas avaliações
no bimestre e, ao longo do ano, no mínimo oito. Algumas disciplinas têm mais
avaliações da parte prática, além da avaliação teórica, podendo haver,
portanto, mais do que duas no bimestre. Essas avaliações se traduzem em
uma nota ao final do ano. Caso o aluno não obtenha a média 7, é realizada
uma prova final na qual ele deve alcançar a média final 5 para que possa ser
considerado aprovado naquela disciplina.
A UnicenP tem um programa de avaliação dos professores e
das disciplinas pelos estudantes, desenvolvido por uma Comissão de
Qualidade Educativa, localizada na Pró-Reitoria Acadêmica, que recebe
eletronicamente os formulários das avaliações feitas anonimamente pelos
alunos, processa os dados e envia as informações avaliativas para o
coordenador do curso e, posteriormente, para o professor. Com esse
instrumento, a coordenação do curso consegue fazer certo monitoramento do
desenvolvimento curricular de cada disciplina.
Essa política de acompanhamento transparece na fala dos
professores entrevistados, que afirmam seguir as diretrizes estabelecidas na
instituição, respeitando rigorosamente as normas, já que elas são
acompanhadas e monitoradas por funcionários, que fiscalizam até o
cumprimento de horários pelos professores.
Na opinião dos estudantes no grupo focal, houve
concordância de que a avaliação é necessária e que a maioria dos colegas a
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