Page 238 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Nos planos de ensino analisados, observa-se certo esforço no

                            sentido  de  promover  as  atividades  práticas,  como  destaca  o  gestor  acima

                            mencionado:



                                    A  nossa  grade  curricular  prevê  um  predomínio  absoluto  de
                                    atividades práticas. O nosso aluno aqui tem menos aulas teóricas, ou
                                    seja,  ele  tem  que  ser  mais  ativo  na  busca  do  conhecimento.  Nós
                                    orientamos  sempre  todos  os  professores  a  não  resumirem  as  suas
                                    avaliações e critérios de avaliação ao conteúdo ministrado, para que
                                    o aluno busque e aprenda a buscar as coisas sozinho e, alem disso,
                                    nós  não  temos  aquelas  práticas  tradicionais  quando  o  professor
                                    senta com uma peça ou um microscópio e mostra tudo. Por exemplo,
                                    na  minha  disciplina  de  Anatomia,  os  alunos  têm  uma  lista  de
                                    objetivos no começo da aula os quais eles, ativamente, com os livros
                                    e outras referências, vão buscando e o professor acaba sendo só um
                                    supervisor, tanto que os alunos do primeiro ano se surpreenderam. É
                                    muito interessante a gente ouvir “...mas professor não tem um livro
                                    de  anatomia  que  eu  possa  decorar  cem  páginas  pra  eu  fazer  a
                                    prova? Professor e a minha apostila?” Apostila não tem mais e logo
                                    eles  se  acostumam.  A  gente  quer  que  eles  aprendam  a  estudar.
                                    Algumas  das  dificuldades  que  a  gente  encontra  é  que  o  professor
                                    perde  o  poder.  Aquele  professor  acostumado  com  o  seu  conteúdo
                                    resiste, mas a gente os deixa meio sem saída, vai ter que ser assim.
                                    (GUNICENP4)



                                            No entanto, os estudantes, sem negar a importância da teoria,

                            gostariam de ter ainda mais atividades práticas, considerando a grande carga

                            horária  disponível  para  as  atividades  das  disciplinas  de  Saúde  da  Família.


                            Uma estudante dá o seguinte depoimento:


                                    Nós temos 2 aulas práticas por semana e 3 teóricas. Muitas vezes eu
                                    já me questionei porque não ser invertido, 3 práticas e 2 teóricas?
                                    Mas  quando  comecei  na  teórica  sobre  planejamento  em  saúde, eu
                                    pude perceber, porque não tem que ser igual. Dependendo do que
                                    você for fazer na prática, é pouco tempo e acaba se fragmentando
                                    ficando  para  outra  semana,  mas  ao  mesmo  tempo  você  não  pode
                                    tirar  a teórica  que vai  te dar toda a  base,  para que se  consiga  ir
                                    buscar  uma  boa  informação,  para  fazer  um  planejamento  e  aí,
                                    conseqüentemente, uma boa gestão em saúde. (EUNICENP2)


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