Page 238 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Nos planos de ensino analisados, observa-se certo esforço no
sentido de promover as atividades práticas, como destaca o gestor acima
mencionado:
A nossa grade curricular prevê um predomínio absoluto de
atividades práticas. O nosso aluno aqui tem menos aulas teóricas, ou
seja, ele tem que ser mais ativo na busca do conhecimento. Nós
orientamos sempre todos os professores a não resumirem as suas
avaliações e critérios de avaliação ao conteúdo ministrado, para que
o aluno busque e aprenda a buscar as coisas sozinho e, alem disso,
nós não temos aquelas práticas tradicionais quando o professor
senta com uma peça ou um microscópio e mostra tudo. Por exemplo,
na minha disciplina de Anatomia, os alunos têm uma lista de
objetivos no começo da aula os quais eles, ativamente, com os livros
e outras referências, vão buscando e o professor acaba sendo só um
supervisor, tanto que os alunos do primeiro ano se surpreenderam. É
muito interessante a gente ouvir “...mas professor não tem um livro
de anatomia que eu possa decorar cem páginas pra eu fazer a
prova? Professor e a minha apostila?” Apostila não tem mais e logo
eles se acostumam. A gente quer que eles aprendam a estudar.
Algumas das dificuldades que a gente encontra é que o professor
perde o poder. Aquele professor acostumado com o seu conteúdo
resiste, mas a gente os deixa meio sem saída, vai ter que ser assim.
(GUNICENP4)
No entanto, os estudantes, sem negar a importância da teoria,
gostariam de ter ainda mais atividades práticas, considerando a grande carga
horária disponível para as atividades das disciplinas de Saúde da Família.
Uma estudante dá o seguinte depoimento:
Nós temos 2 aulas práticas por semana e 3 teóricas. Muitas vezes eu
já me questionei porque não ser invertido, 3 práticas e 2 teóricas?
Mas quando comecei na teórica sobre planejamento em saúde, eu
pude perceber, porque não tem que ser igual. Dependendo do que
você for fazer na prática, é pouco tempo e acaba se fragmentando
ficando para outra semana, mas ao mesmo tempo você não pode
tirar a teórica que vai te dar toda a base, para que se consiga ir
buscar uma boa informação, para fazer um planejamento e aí,
conseqüentemente, uma boa gestão em saúde. (EUNICENP2)
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